Pensando no desgaste que a Huawei tem enfrentado por conta dos processos e proibições liderados pelos Estados Unidos, a empresa anunciou o ex-presidente do Brasil, Michel Temer, como seu conselheiro para garantir sua participação no desenvolvimento da tecnologia 5G nas terras tupiniquins.

O objetivo da empresa é poder ao menos participar do leilão ao qual escolherá qual companhia poderá proporcionar o desenvolvimento da conexão de quinta geração no Brasil, já que embora seja aliado aos Estados Unidos, o atual presidente Jair Bolsonaro não manifestou nenhuma proibição à gigante chinesa.

Michel Temer foi vice-presidente do Brasil de 2011 a 2016 durante o mandato da presidente Dilma Rousseff, e também atuou como presidente da nação entre agosto de 2016 a 1º de janeiro de 2019, logo após a queda por impeachment da atual presidente até então. Como lobista da Huawei, Temer terá o papel de elaborar e conduzir um parecer jurídico em nome da empresa para garantir que ela participe do 5G no país.

O leilão para decidir a empresa que atuará no desenvolvimento do 5G no Brasil estava previsto para março do ano passado, mas por conta do surto do novo coronavírus, a data foi adiada e deve acontecer ainda no começo de 2021.

Estados Unidos ameaça Brasil

Os Estados Unidos continuam com as proibições e sanções impostas à Huawei, e muitos países têm considerado apoiar o governo norte-americano para não se tornar um potencial inimigo do país. No caso do Brasil, um diplomata dos EUA disse que se o governo do país aceitar trabalhar com a Huawei poderá enfrentar consequências, que podem estar envolvidas a quebra de acordos com os Estados Unidos, ou simplesmente pelo fato de que não é uma medida segura, já que a empresa foi acusada de espionagem por Donald Trump.

Embora o governo norte-americano continue a pedir com veemência aos países que parem de usar a tecnologia da Huawei, a empresa, por sua vez, diz que eles nunca praticaram nenhum tipo de espionagem para o governo chinês.

A Huawei poderá desenvolver o 5G no Brasil?

Huawei deverá participar do 5G no Brasil. (Imagem: Giz China)
Huawei deverá participar do 5G no Brasil. (Imagem: Giz China)

Ao que tudo indica, a Huawei pode mesmo fornecer os equipamentos para desenvolver a tecnologia de conexão de quinta geração no Brasil. Na última semana, o ministro das Comunicações do Brasil, Fábio Faria, realizou uma videoconferência com as cinco maiores operadoras do país para falar sobre a possibilidade da Huawei atuar no 5G.

Se o Brasil levar em consideração a oferta dos EUA, o país receberá recursos através da Intl Finance Corp para desenvolver a tecnologia, contudo, o prazo para que esse acordo de concretize inviabilizaria o desenvolvimento de toda a infraestrutura no país. Por isso, parece que a Huawei tem o sinal verde para fornecer seus equipamentos para o Brasil, e para isso, Michel Temer terá um papel importante nessa empreitada.