Desde que o governo dos EUA colocou a Huawei na lista de entidades, bem como na lista negra militar do departamento de defesa, a empresa sofreu uma série de contratempos.

Além de diminuir a participação de mercado, ficar alienado da oferta de uma experiência Android verdadeira em seus smartphones (levando a empresa a trabalhar em seu próprio repositório de aplicativos e sistema operacional) e ter seu suprimento de chips comprometido, parece que o segmento de PCs da empresa agora está em perigo. O governo dos EUA disse aos principais fornecedores da HUAWEI, um dos quais é a Intel, que sua licença comercial com a empresa chinesa foi revogada.

"O governo Trump notificou os fornecedores da Huawei, incluindo a fabricante de chips Intel, que está revogando certas licenças de venda para a empresa chinesa e pretende rejeitar dezenas de outros aplicativos para fornecer à empresa de telecomunicações. Fontes familiarizadas com a situação, que falaram sob condição de anonimato, disseram que houve mais de uma revogação. Uma das fontes disse que oito licenças foram retiradas de quatro empresas."

Quando a HUAWEI foi colocada pela primeira vez na lista de entidades, a Intel estava entre as empresas que receberam licença para fornecer seus processadores, entre outros equipamentos, à empresa chinesa.

Mas com o governo dos Estados Unidos agora enviando avisos às empresas sobre sua última mudança, parece que o acesso da HUAWEI aos chips que estão dentro de sua gama de notebooks está sendo cortado em um futuro próximo. De acordo com o relatório, um total de oito licenças comerciais concedidas a quatro empresas dos EUA foram revogadas pelo governo dos EUA em sua última ação de varredura.

Além da Intel, a Kioxia Corp, anteriormente conhecida como Toshiba Memory Corp, também teve sua licença cancelada. O aviso enviado pelo governo dos Estados Unidos supostamente inclui uma ampla gama de produtos na indústria de semicondutores, e não apenas processadores que alimentam notebooks.

"Antes da última ação, cerca de 150 licenças estavam pendentes por US$120 bilhões em bens e tecnologia, que foram suspensas porque várias agências dos EUA não conseguiram chegar a um acordo sobre se deveriam ser concedidas, disse uma pessoa familiarizada com o assunto", um relatório acrescenta.

A HUAWEI, que foi colocada na lista de entidades citando risco à segurança nacional e na lista negra militar por causa de seus supostos laços com os militares chineses, viu seu fornecimento de equipamentos de telecomunicações 5G e tecnologia de semicondutores ser sufocado na esteira da repressão do governo dos EUA.