Parece que a Huawei está escondendo alguma coisa. Recentemente a vice-presidente da empresa alegou que o sistema operacional HongMeng OS desenvolvido pela chinesa não foi pensado para smartphones - mas parece que isso não é verdade. 

De acordo com um jornal chinês, a Huawei não só estaria testando esse sistema internamente, como estaria prestes a lançar um aparelho com o software. A informação foi dada por uma fonte interna da empresa. 

Rumores anteriores já falavam no lançamento do sistema operacional durante a conferência de desenvolvedores da Huawei, que terá início nesta sexta-feira, 9 de agosto. Bem, esse rumor permanece. 

Pelo que tudo indica, HongMeng OS foi sim desenvolvido para smartphones - e deve ser apresentado em breve em um novo aparelho da Huawei.

Agora a nova suspeita é de que um novo celular seja anunciado também. Ainda não se sabe se a empresa aproveitaria a sua conferência para já mostrar o dispositivo, ou se esperaria o lançamento do Mate 30 para lançar mais de um aparelho.

O que podemos confirmar é que o HongMeng OS será demonstrado nas Smart TVs da Honor, também nesta conferência - agora resta saber se também será demonstrado em algum smartphone. 

Outros rumores já até falam em preços dos aparelhos. Como a ideia da empresa é tornar o sistema conhecido, o celular com o software deve custar em torno de 2.000 yuans, o que equivale a, aproximadamente, R$1.100.

Sobre o HongMeng OS

Pelo que ainda dizem os rumores, o HongMeng OS tem algumas vantagens sobre outros sistemas operacionais. Há certo tempo o fundador da chinesa afirmou que este era mais rápido que o Android e iOS, por exemplo.

Há também o fato da segurança: a expectativa é de que o sistema de criptografia do software seja mais avançado do que seus concorrentes, oferecendo maior segurança aos usuários. 

Pensando na dificuldade por parte de um novo SO de atrair desenvolvedores de aplicativos, parece que a Huawei conseguiu desenvolver um sistema compatível com Android - o que significa que os mesmos apps rodam em ambos.

Por fim, parece que o HongMeng OS é baseado em microkernel, o que faz com que o software seja mais apto a "rodar" inteligência artificial e ser mais compatível com múltiplas plataformas.

A Huawei não se pronunciou sobre o assunto até o momento, o que indica que será necessário esperar até dia 9 para ver o que acontecerá.  

Fonte: Global Times