A vice-presidente senior da Huawei e membro do Conselho Administrativo da empresa, Catherine Chen, disse recentemente que o sistema operacional HongMeng OS não foi desenvolvido para smartphones.

O anúncio foi feito durante uma entrevista em Bruxelas, na Bélgica. Segundo Chen, a chinesa não tem o objetivo de deixar de usar o Android e o HongMengOS foi pensado para ser usado em Internet das Coisas (IoT) e por empresas.

 

Catherine Chen, vice-presidente da Huawei e membro do Conselho Administrativo da empresa.
Catherine Chen, vice-presidente da Huawei e membro do Conselho Administrativo da empresa.

Recentemente a chinesa patenteou o HongMeng OS em vários países, usando inclusive diferentes nomes como Harmony e Ark OS. Mas pelo que diz Chen, desde o princípio esse sistema foi pensado para uso industrial e já era desenvolvido muito antes da discussão sobre se substituir o Android.

Por fim a VP informou que o HongMeng OS tem menor latência e é muito mais seguro do que outros sistemas, além de ter menos linhas de códigos.   

O que se acredita agora é que, com uma base do sistema operacional já sendo desenvolvida pela chinesa há certo tempo, a empresa começou a trabalhar em um SO para smartphones quando se viu proibida de usar o Android. A ideia foi logo abandonada quando os Estados Unidos voltaram atrás nessa proibição.

Mesmo assim, a situação entre os países continua incerta. O que podemos afirmar - que foi confirmado pela VP da empresa - é que a chinesa ainda prefere usar o Android.