A primeira Smart TV da Huawei, HonorTV, trará sistema operacional próprio da empresa, Ark OS, Hongmeng OS ou agora, Harmony OS, de acordo com uma fonte interna da empresa.

A Huawei só precisa decidir que nome irá usar, até o momento o sistema já passou por três nomes diferentes. Mas o mais difundido é o Hongmeng OS. Então vamos seguir utilizando este.

Como noticiamos anteriormente existe evento marcado para o dia 23 de julho, onde a Huawei apresentará o Honor 9X, e como dito antes, fotos indicavam que no mesmo evento além do smartphone, poderia trazer informações sobre um novo notebook e uma SmartTV.

Mas foi no dia 15 de julho que a empresa apresentou sua TV Inteligente, as informações iniciais sobre a sua "Smart Screen", trouxeram dados sobre a tecnologia e a ideia de integração. 

A legenda da imagem diz
A legenda da imagem diz "Eu não sou uma TV, Eu sou o futuro das TVs"

Segundo Zhao Ming, presidente da marca Honor, o objetivo da empresa é, assim como a Apple e a Samsung, estabelecer um ecosistema próprio. Entregando ao usuário TVs, vestíveis, smartphones, notebooks e mais. 

Zhao não confirmou, mas também não desmentiu, o uso do Hongmeng OS como sistema operacional.

A Huawei vem trabalhando no Hongmeng OS, seu sistema baseado no Android, desde 2012 e, agora, com muito mais afinco depois de perceber que suas relações podem ser comprometidas da noite para o dia se algum presidente por aí, decidir que a empresa é uma ameaça a segurança nacional.

Parece que o embargo comercial imposto pelo governo americano, ajudou, ao invés de atrapalhar a Huawei, visto que até os registros financeiros da marca, apesar de não terem crescido muito, foram maiores que em 2018 no mesmo período. A data de lançamento para o Hongmeng OS pode estar mais próxima do que nunca, segundo informações de Yu Chengdong, executivo-chefe do negócio de consumo da Huawei.

Contudo, parece meio contraditório a marca lançar sua "Smart Screen", em um mercado que registrou queda no uso médio diário de SmartTVs de 70% para 30% ao longo de 3 anos. 

Mas a Huawei espera que sua SmartTV atraia a atenção dos usuários e faça com que eles deixem de lado seus smartphones para se reunir novamente na frente das grandes telas, disse Zhao.

A empresa usará sua experiência com smartphones enquanto se esforça para tornar suas "Smart Screens" mais atraentes com tecnologias inovadoras.