Ren Zhengfei, fundador da Huawei, fez um comunicado ousado durante uma entrevista à revista francesa Le Point: disse que o sistema operacional desenvolvido pela chinesa - HongMeng OS - é mais rápido que o Android e iOS.

Segundo Zhengfei, a ideia é a Huawei deixar de ser tão dependente da Google e principalmente do ecossistema Android. Com isso, a empresa está se esforçando mais do que nunca para criar um SO forte o suficiente. Ainda de acordo com ele, o delay de processamento do sistema é de menos de 5 milissegundos - sendo bem mais rápido que a concorrência. O HongMeng OS já está sendo testado em alguns aparelhos Mate 30 na China.

HongMeng OS é mais rápido que Android e iOS, diz fundador da Huawei.
HongMeng OS é mais rápido que Android e iOS, diz fundador da Huawei.

O HongMeng OS passou a ser desenvolvido com maior empenho durante a briga entre Estados Unidos e China, que, dependendo do seu desenrolar, impossibilitaria à Huawei de manter negócios com a Google. Mesmo com a situação resolvida, a chinesa continua desenvolvendo seu SO.

Rumores indicam que esse sistema será compatível com smartphones, tablets, computadores e até mesmo IoT. Além disso, a expectativa é de que o SO seja lançado em breve, já que a empresa agendou uma Conferência de Desenvolvedores para o dia 9 de agosto.

O único campo no qual Zhengfei não parece tão confiante é no quesito aplicativos. O fundador da Huawei assumiu durante a entrevista que, nessa área, a concorrência é muito mais forte. Isso porque a Apple e a Google conseguem manter os desenvolvedores engajados na criação e otimização de aplicativos - além de, claro, ambos terem inúmeros apps disponíveis para seus usuários. Querendo ou não, esse é um fator de extrema relevância para o sucesso de qualquer sistema operacional. 

E você? Acha que o HongMeng OS será de fato melhor que Android e iOS? Conta pra gente!