Fazia muito tempo que não pegava na mão um fone de ouvido da Unique Melody. O último que me lembro foi o Mentor, um modelo que me surpreendeu em termos de textura nos graves e extensão nos agudos. Agora, finalmente estou com um modelo relativamente recente da marca, o Mini Mest, uma versão mais básica do Mest, que é aproximadamente três vezes mais caro.

Qualidade de construção

A construção do Mini Mest da Unique Melody é impecável em minha opinião. Isso vai desde seu cabo, que é bem flexível e não embola com facilidade, até o material utilizado em sua concha (shell), que passa a sensação de muita solidez, além de ter uma faceplate muito bonita, onde há fibra de carbono e uma cor azul com uma tonalidade linda ao fundo.

Fone de ouvido Unique Melody Mini Mest. Fonte: Vitor Valeri
Fone de ouvido Unique Melody Mini Mest. Fonte: Vitor Valeri

O fone de ouvido vem em um estojo (case) muito bem-feito da fabricante sul coreana Dignis, que tem produz peças com materiais de excelente qualidade. Ele é fechado através de um zíper e internamente há uma separação entre a região onde o corpo do fone pode ser encaixado e a área para acomodar o cabo.

Gostei do design do plugue 3,5mm, que é compacto e prateado. Há tambem um plástico mais rígido na saída do cabo para aumentar a durabilidade e evitar que os filamentos se rompam com facilidade.

O cabo é feito com filamentos de cobre banhado com prata e utiliza 4 núcleos, deixando-o com uma boa flexibilidade. Com relação ao conector utilizado para conectar no fone de ouvido, foi escolhido a conexão 2-pin, que pessoalmente eu prefiro, pois acho menos susceptível a problemas se comparado ao MMCX. Entretanto, é importante mencionar que a conexão 2-pin do Mini Mest é recuada, necessitando de uma variante do conector diferente da utilizada universalmente.

Conector 2-pin utilizado no cabo do fone de ouvido Unique Melody Mini Mest. Fonte: Vitor Valeri
Conector 2-pin utilizado no cabo do fone de ouvido Unique Melody Mini Mest. Fonte: Vitor Valeri

Conforto

Embora inicialmente o Mini Mest pareça confortável, no meu caso, após algumas horas de uso, senti dores na entrada do meu canal auditivo. Talvez o motivo disso seja porque houve uma inserção profunda demais do fone em meu ouvido, mas foi somente desta forma que consegui obter a vedação (selo) correto do canal auditivo.

Cheguei a trocar as ear tips justamente para obter um melhor resultado no encaixe, mas mesmo assim tive problemas de desconforto. Felizmente, eu só senti dor depois que tirei o fone do meu ouvido ao invés de ficar com incômodos durante toda a audição.

É importante ter em mente que a experiência relacionada ao conforto pode variar muito de pessoa para pessoa e o que pode não ser muito confortável para o meu uso, pode não causar nenhum incomodo para o seu.

Qualidade de som

Segundo a Unique Melody, o mini Mest foi criado de acordo com as avaliações de usuários do Mest. De acordo com a empresa, o fone é adequado para ACG (Anime, História em Quadrinhos e Jogos), OST (Original Soundtrack ou Trilhas Sonoras Originais), Pop, Soul, Jazz, Blues, Rock, Acústica e Música Classica. Meu gosto musical abrange praticamente todos estes gêneros, com exceção do Soul, que é algo que não costumo escutar.

É importante mencionar que o Mini Mest utiliza uma configuração por lado de 3 drivers (alto-falantes) de armadura balanceada (BA ou Balanced Armature) que trabalham em conjunto com um driver de condução óssea, sendo uma BA para médios, outra para agudos e outra para graves.

Fone de ouvido Unique Melody Mini Mest. Fonte: Vitor Valeri
Fone de ouvido Unique Melody Mini Mest. Fonte: Vitor Valeri

Como eu gosto muito de médios presentes, a primeira coisa que percebi foi um leve recuo nessa faixa do espectro do som no Mini Mest. Entretanto, mesmo tendo essa característica, as músicas não deixaram de ter vida, mantendo uma boa performance na apresentação.

Indo para os agudos, notei que na maioria das vezes eles são bem inofensivos e os considero bem "macios", sem aquele brilho "ardido". Somente em alguns momentos senti uma certa estridência, mas foi somente em uma ou duas faixas.

No geral, os agudos possuem um nível de brilho honesto e boa extensão. Como não há praticamente agressividade nas altas frequências, considero que essa característica tornou as audições muito gostosas de se ouvir e não senti fadiga em momento algum.

Somado aos agudos inofensivos, os graves tambem mostraram não ser cansativos. Percebi que há um bom volume, massa neles, mas não de forma exagerada.

Entretanto, nem tudo são flores e senti uma falta de peso nos graves, faltou "chão". Isso deixou os graves com uma "maciez" além do que eu gostaria. Determinadas músicas, onde era para se ter um grande impacto de forma rápida e seca, a apresentação ficava mais branda, como se estivesse faltando uma certa atividade nos sub-graves.

Em termos de palco sonoro, o Mini Mest se mostrou muito bom e é possível notar que os sons podem ficar bem distantes ou muito próximos. Além disso, a separação de sons me pareceu impecável e consegui ouvir tudo de forma muito nítida.

O posicionamento também foi algo que ficou muito bom neste fone de ouvido. Consegui identificar com facilidade de onde cada som surgia ao longo das músicas.

Conclusão

O Unique Melody Mini Mest é um excelente fone de ouvido em termos de qualidade de construção e performance de som, mas acabou pecando no conforto no meu caso, mas essa questão de desconforto com o fone pode variar muito, como disse durante a análise. No Brasil há representação oficial da Unique Melody e é possível comprar o Mini Mest por R$ 3.800 atualmente, bastando entrar em contato com o perfil da empresa no Instagram (@uniquemelodybrasil).