O FreeBuds Pro 3 da Huawei é o segundo fone de ouvido Bluetooth TWS que mais me surpreendeu pelo preço. O primeiro foi o FreeBuds 5, que também pertence a mesma fabricante, mas ao invés de ser um in-ear como o FreeBuds Pro 3, é um earbud. No geral, destaco seu conforto, seu desempenho sonoro e seu corpo compacto, trazendo uma experiência de uso muito agradável, como poderá ver a seguir neste review.

Huawei FreeBuds Pro 3: Qualidade de construção e conforto

Análise (review) do fone de ouvido in-ear Bluetooth Huawei FreeBuds Pro 3. Fonte: Vitor Valeri
Análise (review) do fone de ouvido in-ear Bluetooth Huawei FreeBuds Pro 3. Fonte: Vitor Valeri

Sem dúvidas o Huawei FreeBuds Pro 3 é confortável, sendo adequado para aqueles que passam horas com fone de ouvido nas orelhas, seja para trabalhar ou ouvir música. Entretanto, tenho que mencionar que tive dificuldades para obter um bom encaixe para selar corretamente o canal auditivo e não haver perdas na qualidade de som entregue.

Para conseguir um bom encaixe, observei a posição das hastes do fone e seu nozzle (bocal por onde sai o som). Note que tanto o bocal quanto as ear tips ("ponteiras de silicone") possuem um formato diferente do tradicional, sendo mais achatados. Devido a essa característica, é necessário prestar muita atenção na maneira como o fone é posicionado no canal auditivo.

O fone apresentou uma boa fixação após eu puxar a parte de cima da orelha e encaixar o fone girando levemente para frente e para traz. Para entender melhor o processo, você pode acessar este tutorial, onde ensino a melhor forma para posicionar fones de ouvido do tipo in-ear.

Encaixe e conforto do Huawei FreeBuds Pro 3 na orelha. Fonte: Vitor Valeri
Encaixe e conforto do Huawei FreeBuds Pro 3 na orelha. Fonte: Vitor Valeri

Entretanto, mesmo após obter uma fixação adequada, o FreeBuds Pro 3 se apresentou muito instável em meus ouvidos. Dependendo da forma como eu me movimento, o fone de ouvido sai do lugar e perco qualidade na reprodução do som de forma considerável.

Em termos de construção, felizmente temos aqui materiais e acabamento primorosos. O toque é macio e não há rebarbas, tudo é arredondado, liso. Realmente a única coisa que acho necessário melhorar é a ergonomia para manter o fone fixo nos ouvidos.

O cancelamento de ruído ativo (ANC) do FreeBuds Pro 3 é bom?

Antes de dizer se o cancelamento de ruído ativo (ANC) do FreeBuds Pro 3 é bom ou não, é necessário mencionar que para obter a real performance dele você deve conseguir um encaixe perfeito, selando corretamente o canal auditivo. Sem isso, o sistema de cancelamento de ruído do fone não irá funcionar adequadamente, como explico no artigo sobre o funcionamento do ANC.

Qualidade do cancelamento de ruído ativo (ANC) no Huawei FreeBuds Pro 3. Fonte: Vitor Valeri
Qualidade do cancelamento de ruído ativo (ANC) no Huawei FreeBuds Pro 3. Fonte: Vitor Valeri

Na minha percepção, o FreeBuds Pro 3 entrega um nível de cancelamento de ruído satisfatório ao utilizá-lo durante a reprodução de músicas. Entretanto, o seu diferencial mesmo é quando você realiza uma ligação, pois a capacidade deste fone de ouvido de suprimir o barulho do ambiente e manter a voz clara, nítida, é impressionante.

Mesmo em um local barulhento como, por exemplo, em uma rua com um tráfego de veículos mediano, o FreeBuds Pro 3 se mostrou eficiente ao suprimir o ruído dos motores de carros e motos.

A duração de bateria do FreeBuds Pro 3 é boa?

A maior parte do tempo que utilizei o FreeBuds Pro 3 foi em meu escritório, onde fiquei majoritariamente ouvindo músicas enquanto trabalhava. Nesse cenário, achei a duração de bateria deste fone muito boa, permitindo que eu ouvisse músicas durante todo o meu período de trabalho.

Duração de bateria do Huawei FreeBuds Pro 3. Fonte: Vitor Valeri
Duração de bateria do Huawei FreeBuds Pro 3. Fonte: Vitor Valeri

É importante mencionar que para almoçar ou lanchar, eu cheguei a tirar os fones de ouvido, pois não gosto de comer utilizando fones de ouvido in-ear. Desta forma, o FreeBuds Pro 3 recarregou um pouco sua bateria no estojo de carregamento, prolongando ainda mais a duração da bateria.

Segundo a Huawei, o FreeBuds Pro 3 é capaz de entregar até 6 horas e 30 minutos de reprodução contínua com o ANC desligado. Como o local onde trabalho é silencioso, não vi a necessidade de ativar o cancelamento de ruído neste caso e posso afirmar que realmente a bateria do fone dura o que promete.

FreeBuds Pro 3: Qualidade de som

Chegou o momento que a maioria de vocês espera: saber se a qualidade de som do fone é realmente boa ou não. O que mais me surpreendeu no FreeBuds Pro 3 foi sua capacidade de não cansar a minha audição, possibilitando que eu ouvisse por horas a fio minhas músicas.

Qualidade de som do Huawei FreeBuds Pro 3. Fonte: Vitor Valeri
Qualidade de som do Huawei FreeBuds Pro 3. Fonte: Vitor Valeri

Para realizar os testes, utilizei os aplicativos dos serviços de streaming Tidal e Qobuz, que estavam instalados no smartphone Asus Zenfone 9, que possui o Android 13. Após configurar devidamente cada app, seguindo o passo a passo dos tutoriais que fiz para que qualquer um possa obter a qualidade máxima possível, utilizei minha playlist de testes, composta basicamente por músicas de jazz, trilhas sonoras, rock e música erudita.

Uma das coisas que mais valorizo em um fone é a forma como os médios são reproduzidos. No FreeBuds Pro 3 notei que os médios são um pouco recuados, deixando as vozes e os instrumentos de corda um pouco apagados.

Felizmente, os agudos possuem um bom nível de brilho, evitando que as músicas soem muito "escuras" e sem definição. Ao mesmo tempo, observei que as frequências mais altas não se comportaram em nenhum momento de forma agressiva, um ponto positivo para aquelas pessoas que gostam de ouvir música por muito tempo.

Indo para os graves, região do espectro do som que a grande maioria das pessoas mais valoriza, o FreeBuds Pro 3 apresenta um bom nível de volume, massa. Entretanto, para a minha felicidade, não encontrei algo excessivamente "inchado", que pudesse trazer um cansaço a longo prazo durante a audição das músicas.

Mas nem tudo são flores, pois achei que há uma certa falta de extensão nas frequências mais baixas, impedindo que os sons reproduzidos pelo fone cheguem até os sub-graves de forma adequada. Com isso, tenho que dizer que nas músicas em que os graves predominam mais, senti que há uma falta de "chão", "peso".

Com relação ao palco sonoro e o posicionamento dos instrumentos, o FreeBuds Pro 3 tem um desempenho bom. Entretanto, se você realmente quer um palco grande, eu recomendo que vá no Huawei FreeBuds 5, que além de ter um espaço consideravelmente maior na apresentação das músicas, possui médios consideravelmente melhores, como descrevi no review dele.

Conclusão

O Huawei FreeBuds Pro 3 possui um dos melhores desempenhos em termos de qualidade de som que pude ver em sua faixa de preço. Entretanto, por ter os problemas de encaixe que citei, não recomendo ele para a prática de exercícios, sendo ideal somente para uso em casa, em caminhadas ou no trabalho. Atualmente ele é vendido por R$ 1.129 na Amazon brasileira.