Os fones de ouvido TWS com ANC serão capazes de monitorar a frequência cardíaca sem a necessidade de modificação alguma de hardware (peças internas). Graças às equipes Google Health, Google Product, Google User Experience e Google Legal (jurídico), será necessário somente uma atualização de software do fone de ouvido True Wireless para implementar a tecnologia desenvolvida para medir a frequência cardíaca.

Google diz que qualquer fones de ouvido com ANC poderá medir a frequência cardíaca do usuário somente com uma atualização de firmware. Fonte: Vitor Valeri
Google diz que quaisquer fones de ouvido com ANC poderá medir a frequência cardíaca do usuário somente com uma atualização de firmware. Fonte: Vitor Valeri

Durante a Mobicom (Annual International Conference On Mobile Computing And Networking ou Conferência Internacional Anual sobre Computação móvel e redes), as equipes de pesquisadores do Google apresentaram o trabalho "APG: Audiopletismografia para Monitoramento Cardíaco em Pessoas Audíveis". A APG (Audioplethysmography) é o nome de uma técnica que permite aos fones de ouvido com ANC monitorar sinais fisiológicos do usuário como, por exemplo, a frequência cardíaca e a variabilidade da frequência cardíaca. O ponto interessante desta tecnologia é não necessitar de sensores dedicados à metrificação destes dados.

Como funciona o APG?

Através dos microfones utilizados pelos fones de ouvido TWS para realizar o cancelamento de ruído ativo (ANC), é possível detectar e registrar diversos sinais biológicos dentro e fora do canal auditivo do usuário. Segundo a equipe de pesquisa do Google, você pode utilizar os microfones de feedback do ANC para ouvir batimentos cardíacos e para ouvir respirações.

Funcionamento da APG (Audiopletismografia) nos fones de ouvido com ANC (active noise cancelling ou cancelamento de ruído ativo). Fonte: Google
Funcionamento da APG (Audiopletismografia) nos fones de ouvido com ANC (active noise cancelling ou cancelamento de ruído ativo). Fonte: Google

A tecnologia APG permite que fones de ouvido com ANC não só monitorem a frequência cardíaca ou a respiração, mas também forneça diagnósticos de doenças auditivas e rastreie a atividade corporal. Entretanto, os cientistas responsáveis pelo estudo dizem que o sinal APG pode ser fortemente perturbado pelo movimento do corpo. Felizmente, esse problema pode ser contornado e "o APG funciona de maneira robusta com vedações ruins dos fones de ouvido e com a reprodução de música", segundo a pesquisa.

Xiaoran "Van" Fan, diretor do Google, diz:

O APG transforma qualquer fone de ouvido TWS ANC em fones de ouvido com detecção inteligente com uma simples atualização de software e funciona de forma robusta em várias atividades do usuário. O sinal da portadora de detecção é completamente inaudível e não é afetado pela reprodução de música. Mais importante ainda, o APG representa novos conhecimentos em investigação biomédica e móvel e abre novas possibilidades para detecção de saúde de baixo custo.

Os resultados

A pesquisa foi realizada em duas rodadas de estudos de avaliação da experiência do usuário com 153 participantes. Os resultados mostrarem que o APG fornece medições consistentemente precisas da frequência cardíaca, com uma média de erro de 3,21%, e variabilidade da frequência cardíaca, com média de erro de 2,7% no intervalo entre os batimentos.

Lançamento e disponibilidade

Como se trata apenas de um estudo, não significa que o Google irá lançar em breve o recurso de medição de batimentos cardíacos em seus fones de ouvido com ANC. Entretanto, espera-se que em algum momento a tecnologia chegue para o consumidor comum.