Em São Paulo, um grupo de hobbystas de áudio anunciou que a sexta edição do encontro de "apaixonados por fones de ouvido" seria especial e aconteceria no showroom da Sennheiser Brasil. O evento ocorreu no dia 18 de março de 2023 e utilizou o Sennheiser Experience, um espaço localizado na cidade de São Paulo que foi criado pela equipe brasileira da fabricante alemã de equipamentos de áudio.

A organização do "Encontro dos Fones" é feita por Caito, Gustavo e Sandro. No "6º Encontro dos Fones" eles tiveram a ideia de entrar em contato com o escritório brasileiro da Sennheiser para propor uma parceria, convidando alguns hobbystas para participarem de uma experiência especial, que foi escutar o fone de ouvido mais caro do mundo, o Sennheiser HE-1, que avaliei aqui no Oficina da Net, graças a uma parceria de "longa data" que tenho com a empresa.

Sennheiser Experience: Local criado para experimentar produtos e conhecer a marca

Parceria entre organização do
Parceria entre organização do 'Encontro de Fones' e Sennheiser Brasil promove experiência única. Fonte: Vitor Valeri

O Sennheiser Experience é um espaço que foi projetado com o objetivo de apresentar os produtos lançados pela empresa, permitindo que qualquer pessoa entre e experimente a grande maioria dos produtos que estão à mostra no local. Ao passar pela porta de entrada, a primeira coisa que se vê é uma bancada ao centro com diversos fones de ouvido e microfones expostos, além de uma soundbar da Sennheiser ligada a uma TV ao fundo. Lá, é possível experimentar desde headphones até in-ears, sejam eles cabeados ou TWS.

Bancada no centro do showroom do Sennheiser Experience com diversos fones de ouvido e microfones expostos. Fonte: Vitor Valeri
Bancada no centro do showroom do Sennheiser Experience com diversos fones de ouvido e microfones expostos. Fonte: Vitor Valeri

Abaixo um vídeo mostrando uma visão panorâmica do showroom do Sennheiser Experience:

Do lado esquerdo do showroom de fones de ouvido e microfones, há uma porta que dá acesso a um corredor que possui dois caminhos. Um deles é virando à direita, que dá acesso a sala de palestras, onde os participantes do "6º Encontro dos Fones" ouviram a história da Sennheiser desde sua origem até chegar no escritório brasileiro da empresa.

Palestra sobre a Sennheiser sendo dada aos participantes do
Palestra sobre a Sennheiser sendo dada aos participantes do '6º Encontro dos Fones' no Sennheiser Experience em São Paulo. Fonte: Ana Paula Raulickis

Sem dúvidas a trajetória da Sennheiser que nos foi contada na palestra impressiona, por mais que ela tenha sido consideravelmente resumida, já que foram muitos feitos realizados pelo fundador, seu filho e seus netos. Por ser uma empresa familiar, a companhia sempre teve a liberdade de criar o que quisesse, mas sempre teve como objetivo projetar produtos que a sociedade precisava na época. O primeiro produto criado por Fritz Sennheiser, fundador da empresa, foi um medidor de corrente elétrica, um voltímetro, e só em 1968 a companhia lançou seu primeiro headphone com design aberto (open-back), o HD414, que inclusive há um exemplar exposto no Sennheiser Experience, em São Paulo.

Primeiro headphone aberto (open-back) Sennheiser HD414 no Sennheiser Experience em São Paulo. Fonte: Vitor Valeri
Primeiro headphone aberto (open-back) Sennheiser HD414 no Sennheiser Experience em São Paulo. Fonte: Vitor Valeri

O outro caminho, que pode ser seguido após entrar pela porta à esquerda no showroom, é seguindo reto e leva até ao que parece ser a área de lazer, onde foram servidas diversas comidas para quem estava lá.

Mesa com comidas na área de lazer do Sennheiser Experience em São Paulo. Fonte: Mariléia Vicente
Mesa com comidas na área de lazer do Sennheiser Experience em São Paulo. Fonte: Mariléia Vicente

Sennheiser HE-1: A atração principal do "6º Encontro de Fones"

Sem dúvidas, o showroom de produtos para experimentar e a palestra da Sennheiser foram experiências únicas, principalmente para aqueles que não são de São Paulo e pelo fato de estar acontecendo mais uma edição do "Encontro de Fones", que possibilitou uma troca de ideias muito rica. Entretanto, não poderia deixar de comentar sobre como foi a experiência a respeito da atração principal do evento: o Sennheiser HE-1 criado através da colaboração entre a Sennheiser e a organização do "Encontro de Fones".

Sennheiser HE-1 em sua sala dedicada no Sennheiser Experience em São Paulo durante o
Sennheiser HE-1 em sua sala dedicada no Sennheiser Experience em São Paulo durante o '6º Encontro de Fones'. Fonte: Mariléia Vicente

O "6º Encontro de Fones" iniciou às 14h e foi até às 18h aproximadamente, embora o informado tenha sido até às 17h, mas isso é normal considerando que havia muitas coisas a se fazer no Sennheiser Experience. A primeira atividade que foi realizada, após a chegada da maioria dos participantes do evento, foi a palestra sobre a história da Sennheiser e do escritório brasileiro da empresa. Em seguida, iniciou-se a chamada das pessoas que iriam ouvir o Sennheiser HE-1 e, para não haver bagunça, foram cadastrados os nomes e os números de telefone para chamar através de uma mensagem no aplicativo WhatsApp.

Conforme foi falado acima, houve um cadastro de participantes para criar uma lista para a audição do Sennheiser HE-1. A ordem em que as pessoas foram chamadas, foi a ordem em que foi realizado o cadastro de cada participante, ou seja, o primeiro a chegar no showroom foi o primeiro a ouvir o fone de ouvido. Além disso, foi acordado com a equipe da Sennheiser Brasil que cada um teria direito de ouvir uma única música por 3 minutos, podendo optar por escolher uma faixa de uma playlist criada especialmente para ouvir o HE-1 ou uma música que estivesse disponível no serviço de streaming Tidal.

Sennheiser HE-1 em sua sala dedicada no Sennheiser Experience em São Paulo durante o
Sennheiser HE-1 em sua sala dedicada no Sennheiser Experience em São Paulo durante o '6º Encontro de Fones'. Fonte: Mariléia Vicente

O motivo para ser apenas três minutos de audição foi o tempo versus a quantidade de participantes do "Encontro de Fones", que deu 35, embora tenha faltado alguns. Entretanto, em minha opinião, considerando o tempo curto, seria melhor que as pessoas tivessem a liberdade selecionar mais de uma música para se ouvir alguns segundos de cada até completar o tempo limite. Obviamente, isso seria um problema se considerarmos que haveria dúvidas para escolher as "melhores" faixas para se escutar no Sennheiser HE-1, mas há uma solução.

Acredito que se houvesse colocado a proposta de criação de uma playlist de músicas comunitária para os participantes do evento, poderíamos ter tido uma experiência melhor. Haveria mais tempo para escolher pelo menos uma faixa por participante para compor a lista de reprodução. Desta forma, seria possível utilizar o Tidal para montar tanto a playlist da "comunidade de hobbystas" (participantes do encontro) quanto a lista de reprodução criada pela equipe brasileira da Sennheiser.

A ideia por trás de proporcionar uma liberdade na escolha das músicas é devido ao fato de que a tarefa de análise das capacidades de um fone de ouvido fica consideravelmente mais fácil quando se ouve faixas que estamos acostumados a ouvir. Trata-se da escuta de canções que se ouviu por anos em diversos aparelhos e fones de ouvido e consequentemente facilita a compreensão das diferenças nos sons reproduzidos pelo headphone. Por mais que a gravação, a mixagem e a masterização da música selecionada não sejam primorosas, acredito que ainda assim é importante haver essa possibilidade.

Outro ponto que acho que poderia melhorar é a configuração do aplicativo Tidal no Windows para obter a conexão bit perfect, que é a transmissão do arquivo de áudio, sem alterações/influências do sistema operacional do dispositivo responsável pela reprodução da música. Isso pode ser feito com facilidade e inclusive há um tutorial sobre como ouvir com qualidade máxima as músicas no Tidal.

É interessante mencionar que hoje há também um outro serviço de streaming de músicas sem perdas que oferece uma transmissão sem interferências em computadores Windows, o Qobuz. Recomendo-o como uma opção ao Tidal para ser utilizada em futuras experiências no Sennheiser Experience.