Como escolher válvulas para o seu amplificador de fones de ouvido valvulado

Saiba o que você deve levar em consideração para escolher a melhor válvula possível para o seu amplificador valvulado e obter um bom resultado sonoro.

Como escolher válvulas para um amplificador valvulado. Na foto um Woo Audio WA3 em conjunto com o headphone Sennheiser HD600. Fonte: Vitor Valeri
Como escolher válvulas para um amplificador valvulado. Na foto um Woo Audio WA3 em conjunto com o headphone Sennheiser HD600. Fonte: Vitor Valeri

Ao comprar um amplificador valvulado, seja de fones de ouvido ou caixas de som, provavelmente, com o tempo, o dono perceberá que não basta só ligar para que ele funcione perfeitamente. O motivo disso é o funcionamento das válvulas termiônicas, também conhecidas como "tubo de vácuo" ou "vacuum tube". Saiba como fazer a melhor escolha para utilizar no seu amplificador valvulado de fones de ouvido neste artigo!

Atualmente, há poucas fábricas de produção de válvulas para utilização nos sistemas de áudio. O motivo disso é que a grande maioria dos amplificadores hoje são transistorizados, também chamados de Solid State (SS). Entretanto, há quem goste do resultado sonoro que se obtém ao utilizar sistemas valvulados e é para isso que este conteúdo veio, para ajudá-lo a saber como escolher um bom conjunto de válvulas e possibilitar extrair o melhor do seu amplificador.

Como procurar as melhores válvulas para o seu amplificador valvulado

Confira abaixo dicas para encontrar mais facilmente a melhor válvula para o seu amplificador valvulado.

Caixas de válvulas NOS (New Old Stock). Fonte: Vitor Valeri
Caixas de válvulas NOS (New Old Stock). Fonte: Vitor Valeri

1 - Leia o manual do seu amplificador ou acesse o site do fabricante

A primeira coisa que se deve fazer, é procurar saber quais válvulas são compatíveis com o seu amplificador ("amp"). Feito isso, note que cada um dos tipos (exemplo: 6DJ8) possui códigos equivalentes (6DJ8 = 6922 = 7308 = ECC88) e consequentemente servirão no seu "amp". Porém, observe que pode haver diferenças na qualidade de construção para cada uma destas nomenclaturas.

Amplificador Woo Audio WA3. Fonte: Vitor Valeri
Amplificador Woo Audio WA3. Fonte: Vitor Valeri

No caso da válvula 6DJ8, chamada de ECC88 na Europa, temos a equivalente 6922 que são uma versão melhorada da 6DJ8. Já a 7308 (CV4108 na Europa) é a versão com a melhor qualidade possível para este modelo de válvula, onde há o uso de materiais de melhor qualidade e testes para averiguar a qualidade após a produção. Isso ocorre também para diversos outros modelos, então é recomendado que pesquise sobre estas diferenças.

2 - Compre em lojas ou de vendedores que ofereçam alguma medição da válvula

É importante que se compre de vendedores ou lojas que forneçam medições sobre a válvula que você tem interesse em negociar. O motivo disso é que estas informações dizem sobre o estado em que a válvula se encontra. Como as melhores opções são aquelas que foram fabricadas antes da década de 90, você verá que há a venda de muitos exemplares NOS (New Old Stock), que são válvulas que nunca foram utilizadas, embora a produção destas tenha sido parada há décadas.

Válvula Philips 6DJ8 JAN NOS. Fonte: Vitor Valeri
Válvula Philips 6DJ8 JAN NOS. Fonte: Vitor Valeri

Para medir o funcionamento das válvulas, são utilizados "testadores de tubos", onde se obtêm dados sobre a "saúde" e "qualidade" delas. Exemplo:

- 14.8/14.3ma

- Gm=4000

Captura de tela do site tubeworldexpress.
Captura de tela do site tubeworldexpress.
Testador de válvulas. Fonte: eBay
Testador de válvulas. Fonte: eBay

Quanto mais próximo forem os valores em "ma", menor a diferença entre a transmissão dos canais da válvula e melhor será a qualidade (se for igual, é a perfeição). Já o "Gm" informa a "saúde" da válvula, dizendo se ela está fraca ou ainda possui bastante "vigor" para continuar a funcionar por anos. Há uma faixa ideal de "Gm" para cada válvula, então é válido pesquisar qual é a média para o modelo específico.

3 - Procure por válvulas feitas para fins militares

As válvulas identificadas como JAN (Joint Army Navy) são aquelas que foram fabricadas para fins militares, ou seja, foram utilizadas pelo exército e pela marinha. O motivo de optar por estas é simplesmente devido às rigorosas exigências que se tinha para a produção destes modelos.

Caixa da válvula Sylvania 6DJ8 NOS JAN. Fonte: Vitor Valeri
Caixa da válvula Sylvania 6DJ8 NOS JAN. Fonte: Vitor Valeri

4 - Válvulas combinadas (matched)

As válvulas combinadas (matched) são utilizadas nos amplificadores quando há a necessidade de duplas, quartetos, entre outros conjuntos, no amplificador. Geralmente, em projetos mais "simples" de "amps" valvulados, se tem uma dupla de válvulas menores, chamadas de "driver" [1], e uma maior, a "power" [2]. No caso do projeto citado, onde há 2 válvulas "driver", é necessário que as medições das duas sejam próximas para que elas sejam combinadas e não haja uma grande distorção no sinal.

Observação: Há também casos de amplifcadores valvulados que utilizam mais de uma válvula "power".

Válvulas combinadas (matched) Sylvania. Fonte: Vitor Valeri
Válvulas combinadas (matched) Sylvania. Fonte: Vitor Valeri

Quanto maior o número de válvulas combinadas, mais alto é o valor praticado pelos vendedores e lojas. Isso faz com que muitos optem por modelos de válvulas mais simples devido ao alto custo das válvulas "matched".

[1] Driver tubes, também chamados de input tubes ou gain tubes, são geralmente utilizados na entrada de sinal do amplificador e geralmente são os responsáveis por fornecer o aumento no nível do sinal (gain). Normalmente eles são pequenos e não lidam com muita potência, tem baixa distorção e baixo ruído.

[2] Power tubes, também chamados de output tubes, são válvulas com grande potência e normalmente são maiores que os "driver tubes". Eles são os responsáveis por dar o ganho final para a saída do amplificador de fones de ouvido.

5 - Cobertura prateada esbranquiçada

A cobertura prateada que há em certas regiões das válvulas ajuda a indicar quando elas estão próximas de chegar ao fim de sua vida útil. Geralmente uma válvula assim apresenta muito ruido ou não funciona. Então sempre peça fotos detalhadas antes de comprar uma válvula usada.

Válvula no fim de sua vida útil. Fonte: Vitor Valeri
Válvula no fim de sua vida útil. Fonte: Vitor Valeri

Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End:

Samsung Galaxy M53 5G: dá uma olhada nesse celular!

Comentários
Minha foto
Insira um comentário