O mercado de válvulas para amplificadores valvulados de guitarra pode estar com os dias contados e com o seu fim, o timbre produzido pelas válvulas termiônicas, também conhecidas como "tubo de vácuo" ou "vacuum tube", pode desaparecer dos shows ao vivo de rock. O motivo disso é a guerra entre a Ucrânia e a Rússia, que acabou causando diversas proibições de exportação da Rússia, assim como houve diversas empresas que pararam de oferecer seus produtos e serviços em território russo.

Segundo o site Guitar, atualmente há poucas fábricas de válvulas para amplificadores de guitarra, de caixas de som e fones de ouvido e, somado a isso, a Electro-Harmonix, empresa responsável pela maioria das vendas de diversas marcas como Tung-Sol, EH Gold, Genalex Gold Lion, Mullard, Svetlana e Sovtek, disse que houve "o fechamento de uma fábrica na China" colocando muita pressão na nova instalação da "New Sensor" na Rússia, construída para suprir a demanda global por válvulas de amplificadores.

De acordo com o site Guitar, as proibições de exportação da Rússia só pioraram a crise das válvulas para amplificadores, pois devido a pandemia, ocorreu um boom nas vendas de equipamentos de guitarra. Consequentemente, o consumo de válvulas para amplificadores de guitarras aumentou. Segundo o site mesaboogie, a vida útil de uma válvula, embora seja complexo prever, ao utilizá-la de forma moderada por umas 10-15 horas semanais, os tubos de vácuo de pré-amplificação duram de 2 a 3 anos, enquanto os power tubes de 1 a 1 ano e meio. Já os tubos retificadores, costumam durar de 3 a 5 anos com este uso.

Confira abaixo o que cada tipo de válvula faz.

  • Válvulas de pré-amplificação (Preamp Tubes): Responsáveis pela pré-amplificação do sinal de entrada. Geralmente dão o timbre ao som produzido.
  • Power Tubes (Tubos de potência): Responsáveis por deixarem o som "grande". Garantem um bom nível de potência para o amplificador. Eles continuam o processo de amplificação do sinal amplificado pelas válvulas de pré-amplificação.
  • Rectifier Tubes (Tubos retificadores): Realizam a conversão da energia de AC (corrente alternada) para DC (corrente contínua).

Amplificadores valvulados de guitarras serão os mais afetados pela escassez

Amplificador valvulado da Electro-Harmonix. Fonte: EHX
Amplificador valvulado da Electro-Harmonix. Fonte: EHX

Considerando que um músico utiliza sua guitarra facilmente 8 horas por dia, a vida útil das válvulas utilizadas em amplificadores de guitarras é consideravelmente menor comparado às que amplificadores de caixas e de fones de ouvido utilizam. De acordo com as informações do site mesaboogie, 1 válvula dura aproximadamente, em média, de 960 horas a 1440 horas, se utilizada com moderação. Ou seja, um guitarrista profissional teria de trocar sua válvula a cada 26 semanas ou cerca de 7 meses no ritmo que estipulamos de oito horas/dia.

Western Electric, fabricante de válvulas norte-americana, pode ser a salvação

Imagem ilustrativa. Fonte: Western Electric
Imagem ilustrativa. Fonte: Western Electric

Embora a Westnern Eletric seja conhecida por suas válvulas de alto desempenho criadas para o mercado audiófilo, devido aos problemas de exportação na Rússia, a fabricante norte-americana decidiu expandir sua produção, que atualmente se resume somente à válvula 300B, um projeto desenvolvido em 1938 e mantido até hoje devido ao seu baixo nível de ruído, operação linear, baixa distorção e potência de saída alta.

Válvula Western Electric 300B. Fonte: Western Electric
Válvula Western Electric 300B. Fonte: Western Electric

A válvula Western Electric 300B é o oposto do que se procura nos amplificadores valvulados de guitarra, mas de acordo com a empresa, o aumento do seu portfólio tem como objetivo atender justamente os músicos guitarristas e para isso, serão produzidos modelos que vão de encontro com as necessidades deste público. Em entrevista com o site Guitar, a Western Electric diz:

Anunciamos nossas intenções de expandir as operações de tubos em 16 de março. Desde então, ouvimos milhares de guitarristas, construtores de amplificadores, entusiastas de alta fidelidade e fãs de tubos preocupados em todo o mundo. As reações têm sido incrivelmente favoráveis.

Surpreendentemente, a resposta a essa iniciativa da empresa norte-americana foi extremamente rápida e positiva. A companhia diz:

O que realmente nos surpreendeu foi a velocidade das respostas. Nós simplesmente publicamos a página e a enviamos para alguns contatos do setor e ela explodiu em um fim de semana. Os pedidos ainda estão chegando.

A Western Electric disponibilizou em seu site um formulário para que os interessados na fabricação de novas válvulas digam os tipos que eles mais têm interesse. É possível sugerir também outros modelos que não foram citados nas opções para selecionar no questionário. Para acessá-lo você deve entrar nesta página e clicar em "I’m Interested" (Estou interessado).

Por que até hoje válvulas são utilizadas mesmo após a transição de grande parte dos amplificadores para os sistemas transistorizados?

Imagem ilustrativa de uma válvula. Fonte: Doug McLean / Alamy (Guitar)
Imagem ilustrativa de uma válvula. Fonte: Doug McLean / Alamy (Guitar)

A distorção harmônica causada pelas válvulas costuma agradar mais com seu som que parece ser mais natural, "caloroso" e, por vezes, até mais amplo. Entretanto, os amplificadores transistorizados, também chamados de estado sólido (SS ou Solid State), possuem uma distorção menor comparado aos valvulados. Mas, dependendo do gosto de quem utiliza e o uso, essa distorção pode ser bem-vinda e é ela quem dá a o timbre "mágico" ao som.

Qual é a diferença entre amplificadores valvulados e solid state (estado solid ou transistorizado)

Um amplificador de estado sólido utiliza-se de uma combinação de transistores para funcionar. Já o amplificador valvulado, utiliza-se de tubos (válvulas) de vácuo para amplificar o sinal.

A maior diferença entre um amplificador Solid State (SS) e um amplificador valvulado é que, enquanto um amplificador de estado sólido é acionado por corrente em todos os dispositivos de saída (circuitos de estado sólido), um amplificador valvulado é acionado por tensão que é aplicada nas válvulas.

Outra diferença entre um amplificador SS e um valvulado é a temperatura de funcionamento. As válvulas geralmente esquentam muito mais que uma placa de circuito de um amplificador Solid State.

Porque um amplificador valvulado costuma ser mais caro que um solid state (estado solid ou transistorizado)?

Um amplificador de estado sólido normalmente possui um único transformador de potência e nenhum transformador de saída, já os amplificadores valvulados precisam de uma alta tensão para as válvulas e como elas possuem uma alta impedância de saída, requerem um transformador. Os transformadores são os componentes mais caros em qualquer amplificador. Ao eliminar um transformador, os amplificadores Solid State (SS) obtêm uma enorme vantagem de custo se comparado aos valvulados. Daí a dificuldade de se achar amplificadores valvulados baratos.