Muitos procuram por um headset que seja barato e bom, mas que ao mesmo tempo entregue conveniência para o dia a dia. Entretanto, dependendo do objetivo de uso que se tem, o headset cabeado pode ser melhor que o que utiliza conexão sem fio Wireless/Bluetooth.

Enquanto para quem joga jogos competitivos a latência é importante, para quem realiza reuniões através de videoconferências, esse aspecto pode não ser primordial. Ou seja, sempre devemos analisar o que trará mais diferença na experiência para a(s) atividade(s) que se quer realizar. Entenda o porquê abaixo!

O que é latência? Por que ela é importante em determinadas situações?

Latência é o tempo de resposta entre o comando e a realização da tarefa, ou seja, no caso de um headset, é o tempo que demora para os dados do arquivo de áudio reproduzido serem enviados até o headset para que o som seja reproduzido. Há também o caminho inverso no caso de um microfone, onde é avaliado o tempo que demora desde a captação do áudio da voz até a leitura e produção do sinal de áudio por quem está ouvindo (considerando uma transmissão em tempo real, ou seja, streaming). Veja abaixo uma imagem que ilustra a transmissão de arquivos de áudio através da tecnologia Bluetooth.

Como acontece a transmissão de arquivos de áudio através da tecnologia Bluetooth. Fonte: Vitor Valeri

Dependendo da latência, pode haver uma reação tardia da pessoa à reprodução do áudio e isso poderá prejudicar consideravelmente o desempenho em atividades como, por exemplo, jogos ou uma cirurgia em tempo real através de uma live streaming (transmissão ao vivo). Ao mesmo tempo, a reprodução de uma música ou a simples troca de ideias entre amigos através de uma videoconferência não necessita de uma latência baixa, já que neste caso não é importante a agilidade na transmissão e reprodução de sons.

Quando usar um headset cabeado?

Como você já deve ter começado a perceber, ao utilizar um headset em situações em que se precisa de uma latência baixa para haver uma rápida reação ao estímulo gerado pelo som, o ideal é que se utilize cabos para transferir o sinal de áudio. Ao utilizar um headset cabeado, a latência obtida é próxima de zero, ideal para aqueles que desejam utilizá-los, por exemplo, em jogos competitivos.

Headset Audio Tehcnica ATH-GDL3. Fonte: techstony

Além da latência, ainda há um segundo motivo para se utilizar um headset cabeado, o preço. Devido ao fato de um headset wireless possuir, além dos alto-falantes, um DAC (digital to analog converter ou conversor digital para analógico), um receptor/transmissor Bluetooth, um circuito de amplificação, uma bateria, um chip de DSP, entre outras peças, o preço final acaba encarecendo comparado a um modelo cabeado que tem apenas os alto-falantes.

Quando compensa utilizar um headset sem fio wireless/Bluetooth?

Em situações em que os cabos podem atrapalhar ou causar acidentes, o uso de um headset sem fio wireless/Bluetooth pode ser interessante. Por exemplo, quando queremos andar pela casa enquanto conversamos com um amigo ou familiar através de uma ligação de áudio ou naqueles momentos em que estamos fazendo exercícios ou preparando uma comida.

Hedset Razer Nari Ultimate Fonte: pcworld

Idealmente, não há problemas quando somente se escuta músicas ou algum áudio, pois se utilizarmos o microfone de um headset sem fio, aí a situação muda. Entenda o porquê a seguir!

Porque o som do headset sem fio wireless/Bluetooth perde qualidade quando o microfone é utilizado?

Você já deve ter notado que o som do headset sem fio wireless/Bluetooth sofre uma perda considerável na qualidade do áudio ao utilizar o microfone em chat de jogos, ligações de áudio e vídeo chamadas. O motivo disso é que ao ativar o microfone de um fone de ouvido Bluetooth, você irá degradar a qualidade do áudio.

Microfone removível do headset Pichau. Fonte: Oficina da Net

Ao usar o microfone de um headset sem fio, a qualidade do som irá piorar devido a banda que o Bluetooth possui ser limitada para realizar a recepção (headphone) e o envio (microfone) de sinais de áudio simultaneamente. Então, para tentar manter a qualidade geral, os fabricantes, na maioria das vezes, acabam sacrificando a largura de banda do microfone, deixando a maior parte para o áudio do headphone ou fone de ouvido TWS.

Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End: