Para se ter uma boa imersão e experiência em jogos, filmes e séries em nossa smart TV através do streaming, mídias digitais ou físicas, ter uma boa caixa de som ou fone de ouvido é essencial. Mas para isso, é necessário saber como conectá-los via Bluetooth ou cabo, variando de acordo com as suas necessidades e exigências. Confira agora como conectar fones de ouvido ou caixas de som à smart TV via Bluetooth ou cabo!

Hoje filmes, séries, músicas e até jogos estão sendo transmitidos por streaming, que nada mais é que o acesso de arquivos na nuvem. Entretanto, quando esse conteúdo é acessado pela TV ou dispositivo com suporte ao serviço de streaming utilizado, nem sempre se consegue ter acesso a toda qualidade oferecida, seja por limitações no hardware da TV ou falta de capacidade do sistema de áudio utilizado.

Como extrair o máximo de qualidade de áudio?

O primeiro ponto que temos de entender é que todo aparelho digital que emite som, possui um DAC (digital-to-analog converter ou conversor digital para analógico) e um amplificador. Sem estes dois componentes, não é possível fazer com que o diafragma da caixa de som ou fone de ouvido vibrem o suficiente para reproduzir o que o serviço de streaming está enviando. Entretanto, geralmente obtemos uma qualidade de som muito "pobre" devido ao fato de que o foco de uma TV é a reprodução de imagens de qualidade e não som.

Há um conjunto de fatores para que uma smart TV não reproduza um bom som. São eles:

  • Alto-falantes de baixo desempenho considerando todo o espectro do som (graves, médios e agudos);
  • DAC de má qualidade;
  • Amplificação fraca;
  • Interferências do hardware no sistema de som.

Pensando nisso, é interessante utilizar um dispositivo externo para processar o som. Para aqueles que querem uma solução mais acessível, o indicado é utilizar conexões cabeadas para transmitir o sinal de áudio. Entretanto, é possível também obter uma qualidade aceitável através do Bluetooth.

Como conectar fones de ouvido ou caixas de som à smart TV via cabo

DAC FiiO D03K. Fonte: FiiO
DAC FiiO D03K. Fonte: FiiO

1 - Conectando um DAC externo à TV

Para conectar fones de ouvido ou caixas de som à smart TV via cabo é indicado utilizar um DAC com entrada óptica, pois precisaremos ligá-lo à saída óptica da TV. Caso sua TV não possua tal conexão, utilize um "extrator de áudio HDMI" que irá converter o sinal do cabo HDMI para o sinal óptico, oferecendo uma saída óptica do tipo toslink (Toshiba Link). A saída de áudio óptica é interessante por disponibilizar o sinal de áudio digital sem processamento (não há a utilização do DAC e do amplificador da TV).

2 - Conectando um amplificador ao DAC que está ligado na TV

Após o DAC converter o sinal digital, vindo da saída óptica da TV, para analógico, será necessário amplificá-lo, pois somente assim o alto-falante do fone de ouvido ou da caixa de som irão funcionar. Pensando nisso, há duas alternativas:

  • Utilizar um amplificador dedicado.
  • Utilizar um DAC/amp (dispositivo com um DAC e um amplificador integrados em uma mesma placa e carcaça).

Alguns DAC/amps possuem saída para microfone como, por exemplo, o Schiit Audio Fulla 4 e o Schiit Audio Hel. Isso é útil para aqueles que utilizam as smart TVs para jogar através de consoles como o PS5 e Xbox Series X ou via streaming com plataformas como Google Stadia. Acesse nosso tutorial para saber mais a fundo sobre como fazer essa conexão.

No caso de caixas de som ativas, não é necessário utilizar um amplificador, pois dentro delas já há um sistema de amplificação. Entretanto, no caso das passivas, um amplificador é necessário. Na grande maioria das vezes você irá conseguir uma qualidade maior ao utilizar caixas de som passivas, porém o custo para montar um sistema de áudio com elas é maior.

3 - Conectando um fone de ouvido ao amplificador

Após conectar o amplificador ao DAC ou utilizar um DAC/amp, conectar um fone de ouvido (cabeado), caso queira, será a última etapa a ser feita caso queira utilizar um. É importante se atentar para o comprimento dos cabos, pois você pode utilizar um cabo longo para colocar o amplificador (ou DAC/amp caso prefira) no sofá ou na mesa ao lado ou um cabeamento maior para o fone de ouvido.

Como conectar fones de ouvido ou caixas de som à smart TV via Bluetooth

DAC externo com antena Bluetooth FiiO BTA30. Fonte: FiiO
DAC externo com antena Bluetooth FiiO BTA30. Fonte: FiiO

1 - Conectando um DAC externo com antena Bluetooth à TV

Para conectar fones de ouvido ou caixas de som à smart TV via Bluetooth é indicado utilizar um DAC não só com entrada óptica, mas também com antena Bluetooth, pois iremos transmitir o sinal digital a um receptor Bluetooth conectado ao fone de ouvido ou caixa de som. Aqui o DAC vai converter arquivo digital de áudio do conteúdo reproduzido no serviço de streaming para um codec de áudio Bluetooth como, por exemplo, aptX, aptX HD SBC, AAC e LDAC.

2 - Conectando um DAC/amp Bluetooth ao DAC externo com antena Bluetootu que está ligado na TV

O ideal para que se tenha uma boa qualidade de som é não utilizar fones de ouvido ou caixas de som Bluetooth, pois isso encarece o valor do produto consideravelmente e não entrega uma boa qualidade de som no final. Então utilizaremos caixas de som e fones de ouvido cabeados para receber o sinal Bluetooth enviado pelo DAC externo que está ligado na TV. Entretanto, para isso dar certo, é necessário conectar a caixa de som ou fone de ouvido a um DAC/amp Bluetooth.

O DAC/amp Bluetooth irá receber o sinal Bluetooth, descompactar o codec de áudio, converter o sinal digital em analógico e amplificar. Temos duas opções agora: utilizar um DAC/amp Bluetooth portátil como, por exemplo, o FiiO BTR3K, ou optar por um DAC/amp Bluetooth de mesa como, por exemplo, o FiiO BTA30. Considerando a portabilidade, é interessante que se utilize uma caixa de som ativa ou um fone de ouvido com baixa impedância e alta sensibilidade. Entretanto, se você quer algo mais robusto, é indicado que você siga a solução totalmente cabeada que foi explicada mais acima.

3 - Conectando um fone de ouvido ou caixa de som ao DAC/amp Bluetooth

A conexão no caso do DAC/amp Bluetooth portátil entre o fone de ouvido ou caixa de som será feita através de um cabo P2 (3,5mm) ou cabo balanceado com um plug 2,5mm ou 4,4mm. Já no caso do DAC/amp Bluetooth de mesa, a conexão será feita através de um cabo RCA.

O que achou destas dicas? Gostou? Tem alguma sugestão? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!

Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End: