Fundada em 1938, a Stax é uma empresa japonesa focada em produtos de áudio de ponta, chegando a produzir fones de ouvido, amplificadores, caixas de som, antebraço (tonearm), CD Player, DACs, cápsulas fonocaptoras e produtos para caixas de som. A companhia é mais conhecida pela produção de fones de ouvido com drivers eletrostáticos, chamados por eles de "earspeakers". Hoje, a companhia lançou seu novo headphone eletrostático topo de linha (flagship), o Stax SR-X9000, que toma agora o lugar do SR-009S.

De acordo com a Stax, o SR-X9000 é baseado no SR-Ω, headphone eletrostático lançado em 1993. No projeto do Omega, a empresa tentou utilizar eletrodos feitos de malha de metal, algo que acabou inviabilizando sua produção em massa na época devido a necessidade de um trabalho manual de alta precisão, gerando um alto custo. Entretanto, essa implementação foi responsável, segundo a companhia, pelo aumento da transparência no som e devido a este fato, a estrutura voltou a ser utilizada em seu novo flagship.

Abaixo uma imagem ilustrando a malha de metal citada:

Malha de metal do headphone eletrostático Stax SR-X9000. Fonte: Fujiya Avic (YouTube)

Veja como o Stax SR-X9000 fica ao ser usado por alguém ao lado do SR-009S (ao fundo na imagem):

Headphone eletrostático Stax SR-X9000. Fonte: phileweb

A evolução das telas metálicas "MLER"

Quase 3 décadas se passaram desde o lançamento do Stax SR-Ω, um grande marco no desenvolvimento dos headphones eletrostáticos para a Stax. Nesse período, a empresa aprimorou seu conjunto de eletrodos fixos, que nada mais são do que diversas telas metálicas de diferentes formatos que são sobrepostas com o objetivo de aprimorar o som gerado. Esse conjunto é chamado de "MLER" pela Stax.

Telas metálicas MLER do headphone eletrostático Stax SR-X9000. Fonte: Fujiya Avic (YouTube)

A primeira geração do MLER esteve presente no Stax SR-Ω, enquanto o "MLER-2" foi desenvolvido para o SR-009S. Agora, com o Stax SR-X9000, foi desenvolvido um novo conjunto de placas metálicas chamado "MLER-3", onde há 4 camadas metálicas, incluindo uma dourada de aparência semelhante a "MLER-2", que trabalham em conjunto com a malha de metal e o diafragma.

Uma das telas metálicas implementadas nos Stax SR-X9000 (esquerda) e SR-009S (direita). Fonte: e-earphone e fujiya avic

Diafragma é 20% maior que o utilizado no SR-009S (ex-flagship)

Segundo a Stax, o diafragma do SR-X9000 é 20% maior que o desenvolvido para o seu antigo topo de linha (SR-009S). Feito de um filme plástico ultrafino, o diafragma possui um peso próximo de zero de acordo com a companhia. O fato de ser algo tão leve e fino faz com que a resposta a estímulos elétricos (para gerar o som) seja extremamente rápida e precisa.

Ear cups (conchas) e arco

As ear cups (conchas) do Stax SR-X9000 são feitas em alumínio usinado, eliminando assim vibrações indesejadas. Além disso, o arco do headphone é feito em aço inox, conferindo uma tolerância maior à torção que ocorre quando se ajusta o fone de ouvido na cabeça. De acordo com a Stax, o ajuste possui 9 posições por lado.

Arco do headphone eletrostático Stax SR-X9000. Fonte: Stax

Ear pads confortáveis feitas em couro de ovelha genuíno

De acordo com a Stax, as ear pads (almofadas) do SR-X9000 possuem excelente respirabilidade e maciez. Feitas de couro genuíno de ovelha, as pads conseguem se moldar perfeitamente à cabeça do usuário, não causando incômodo algum mesmo após horas de uso.

Estrutura paralela as ear cups

Paralelamente às ear cups do SR-X9000 há uma estrutura metálica como um corrimão, acompanhando toda a circunferência do headphone. Segundo a Stax, isso ajuda a evitar reflexões indesejadas causadas pelo funcionamento do driver eletrostático.

Estrutura metálica paralela às ear cups do headphone eletrostático Stax SR-X9000. Fonte: Fujiya Avic (YouTube)

Cabos removíveis

Caso você acompanhe a Stax, irá perceber que alguns dos últimos lançamentos da empresa receberam uma nova funcionalidade, a de remover os cabos. Finalmente os usuários dos headphones eletrostáticos da japonesa não precisarão mais se preocupar com a possibilidade de "perder" o fone de ouvido devido ao rompimento dos fios do cabo. De acordo com a Stax, o SR-X9000 permite não só a troca por um novo cabo de mesmo modelo, mas também possibilita que o usuário troque por cabos melhores (premium).

Cabo removível do headphone eletrostático Stax SR-X9000. Fonte: Fujiya Avic (YouTube)

Caixa para armazenamento feita com material que ajuda na conservação das condições ideais de funcionamento do headphone

Segundo a Stax, a caixa onde o SR-X9000 é guardado é feita de "madeira paulownia", que possui uma baixa condutividade térmica, evitando que o fone de ouvido esquente ou esfrie. Além disso, essa madeira também evita o aumento de umidade, um fator extremamente ruim para headphones eletrostáticos, especificamente. Quando expostos a um alto nível de umidade, o diafragma é afetado e o fone de ouvido fica com o som desbalanceado.

Headphone eletrostático Stax SR-X9000. Fonte: phileweb

Especificações e preço

Confira abaixo as especificações completas e preço do headphone eletrostático Stax SR-X9000:

  • Tipo de tecnologia do driver: eletrostático
  • Versão do conjunto de telas metálicas: MLER-3
  • Resposta de frequência: 5 - 42.000 Hz
  • Capacitância eletrostática: 110pF (incluindo cabo)
  • Impedância: 145kΩ (incluindo cabo, a 10kHz)
  • Sensibilidade: 100dB / entrada 100Vr.m.s. / 1kHz
  • Tensão de polarização: DC580V
  • Material das ear pads: couro genuíno (parte em contato com a pele) e couro artificial de alta qualidade (parte ao redor)
  • Especificações do cabo: 6N (99,9999%) OFC paralelo de 6 fios, cabo largo especial de baixa capacidade revestido de prata, 2,5 m 1,5 m
  • Peso: 432g (sem cabo)
  • Preço: 693.000 ienes (imposto incluído)

Lançamento e disponibilidade

O headphone eletrostático Stax SR-X9000 será lançado no dia 8 de outubro no Japão pelo preço sugerido de 693.000 ienes (aproximadamente US$6322). Ainda não se sabe se o fone de ouvido será disponibilizado pela Edifer Brasil (confira aqui sobre a chegada dos headphones Stax no país).

Um dos responsáveis por fazer a ligação da Stax a Edifier no Brasil presta consultoria a todos os interessados em comprar os headphones eletrostáticos da japonesa ou mesmo saber mais sobre eles. Caso queira entrar em contato, basta entrar acessar este link para enviar uma mensagem através do aplicativo WhatsApp. É importante salientar que os fones de ouvido são importados diretamente da Stax no Japão pela Edifier Brasil de maneira legalizada, com todos os impostos devidamente pagos.

Headphones eletrostáticos Stax SR-009S (esquerda) e Stax SR-X9000 (direita). Fonte: phileweb