Fundada em 2013, a Astell & Kern, popularmente chamada de A&K, é uma famosa desenvolvedora de DAPs (Digital Audio Players) e é propriedade da Iriver, uma empresa fundada em 1999 por sete ex-funcionários da Samsung. Hoje a A&K fez uma parceria com a fabricante e desenvolvedora de fones de ouvido norte-americana Campfire Audio, famosa no meio audiófilo por produzir in-ears com excelente qualidade de construção e um som que agradou muito a comunidade de hobbystas, lançando o AK Solaris X.

Técnologia hibrida de drivers

O AK Solaris X é um fone intra-auricular baseado no Campfire Audio Solaris 2020, um in-ear monitor (IEM) de grande sucesso entre os audiófilos com muitos reviews positivos ao redor do mundo. O Solaris X conta com a famosa tecnologia TEAM (Tuned Acoustic Expansion Chamber ou Câmara de Expansão Acústica Sintonizada), desenvolvida pela Campfire Audio, 1 driver de armadura balanceada customizado (BA ou balanced armature), 1 BA customizada para os médios e um driver dinâmico (DD ou dynamic driver) otimizado para produzir médios e graves.

Estrutura hibrida de drivers do fone de ouvido in-ear AK Solaris X. Fonte: Astell&Kern
Estrutura hibrida de drivers do fone de ouvido in-ear AK Solaris X. Fonte: Astell&Kern

Artigos recomendados para leitura:

Conexão MMCX e cabo balanceado

O in-ear feito pela Campfire Audio (CA) em parceria com a A&K possui conectores MMCX, assim como os outros modelos da CA. De acordo com a Campfire, o conector MMCX do fone de ouvido é feito com uma liga de berílio e cobre, dando mais resistência contra o desgaste da conexão (outros in-ears utilizam uma liga de latão comum). O intra-auricular vem com dois cabos de prata, sendo um com conector P2 (3,5mm) e outro com conector 2,5mm balanceado.

Fone de ouvido in-ear AK Solaris X. Fonte: gdm
Fone de ouvido in-ear AK Solaris X. Fonte: gdm

Artigos recomendados para leitura:

A case do AK Solaris X foi feita com materiais ecológicos feita a mão por deficientes físicos em uma boutique fundada em Portugal.

Acessórios do fone de ouvido in-ear AK Solaris X. Fonte: Astell&Kern
Acessórios do fone de ouvido in-ear AK Solaris X. Fonte: Astell&Kern

Lançamento e disponibilidade

O fone de ouvido in-ear Astell & Kern AK Solaris X será lançado em julho de 2021 por US$1500. Você pode conferir todos os detalhes sobre o intra-auricular no site oficial da Astell&Kern aqui.