Famosa por produzir equipamentos de som, recentemente a Sennheiser completou 3/4 de século, 75 anos. A empresa alemã desenvolve equipamentos de alta fidelidade como, por exemplo, microfones e fones de ouvido, que são feitos para o uso pessoal, profissional e empresarial. Para comemorar, a companhia lançou uma versão especial limitada de um de seus fones de ouvido clássicos, o Sennheiser HD25.

A origem

Fones de ouvido on-ear Sennheiser HD25. Fonte: Sennheiser
Fones de ouvido on-ear Sennheiser HD25. Fonte: Sennheiser

A maneira como surgiu a ideia para a criação do Sennheiser HD25 é um tanto quanto peculiar. Tudo começou em um jato supersônico Concorde onde um cliente estava incomodado com o barulho causado pela aeronave que alcança uma velocidade de mach 2. Para resolver este problema era necessário um fone de ouvido que conseguisse isolar muito o ruído externo e que ao mesmo tempo trouxesse um bom conforto para utilizá-lo por horas durante viagens internacionais.

Apesar do motivo do surgimento do HD25 ter sido para uma situação que exige um alto poder aquisitivo, o fone de ouvido possui qualidades que servem perfeitamente para diversas atividades, por ser leve, confortável e isolar bem o ruído externo. Os fones on-ear da Sennheiser possuem um bom tamanho para ser portátil e ao mesmo tempo isolam bem para ser utilizado por um DJ. Há modelos do HD25 que possuem a haste rígida, mas também tem aqueles que as cups permitem ser movimentadas para trás, o que é perfeito para DJs.

O Sennheiser HD25 foi muito popular em seu lançamento, em 1988, e até hoje ainda é uma das melhores opções para DJs e entusiastas de áudio. De fato, foi um modelo da marca alemã que se encaixou no gosto do povo como uma luva.

Por que amarelo?

Edição especial comemorativa do Sennheiser HD25. Fonte: Enmore Audio
Edição especial comemorativa do Sennheiser HD25. Fonte: Enmore Audio

A escolha da cor amarela foi uma homenagem a outro modelo que fez história na Sennheiser, o HD414. Este clássico foi lançado em 1968 e foram os primeiros fones de ouvido abertos do mundo. O fone de ouvido de espumas amarelas fez tanto sucesso que chegou a vender 10 milhões de unidades na época.

Com a cor amarela, a Sennheiser tenta fazer voltar a luz seus modelos mais avançados (comparado ao HD414) e de maior sucesso. A confiabilidade das peças do HD25, somado a sua qualidade sonora e seu isolamento, fazem deste fone o favorito os profissionais da música e fãs da marca.

Há alguns meses o Sennheiser HD600, outro clássico da marca, lançado em 1997, também ganhou um novo visual (sem mudanças em seu som). Isso mostra que neste ano a empresa tem planos de reviver literalmente modelos clássicos da marca.