Ultimamente estamos tendo uma enxurrada de lançamentos de fones de ouvido Bluetooth True Wireless (TWS). Cada empresa buscando um foco diferente para chamar atenção como, por exemplo, a Sony com o WF-1000XM3 e seu cancelamento de ruído ativo (active noise cancelling ou ANC), a Amazon com o Echo Buds que utiliza um driver de armadura balanceada (BA) e possui o assistente de voz Alexa, a Microsoft com o Surface Earbuds seu fone no formato de earbud e integração com o Office 365. Seguindo essa onda de novidades, a coreana LG decidiu inovar com o seu fone Tone+ Free, implementando em sua case uma lâmpada de luz UV prometendo a eliminação de bactérias nocivas ao usuário.

Pode parecer que a LG esteja inovando, mas é simplesmente uma estratégia de marketing para vendas e não traz o que realmente promete, pois infelizmente a radiação ultravioleta não possui poder esterilizador. Apesar de ser um método de higienização extensivamente utilizado na área da saúde, ele não garante a eliminação total de bactérias e vírus. A técnica de limpeza possui diversos pontos que impedem que ela seja eficiente como, por exemplo, baixo poder de penetração no material (não atravessa tecidos, líquidos, vidros e matéria orgânica) e ação somente em superfícies onde os raios estão incidindo.

Além dos fatores mencionados acima, ainda há o fato de existem bactérias e vírus resistentes à luz ultravioleta. Ou seja, você não estará imune a possíveis infecções mesmo utilizando a novidade oferecida nos fones de ouvido desenvolvidos pela LG.

Fone de ouvido in-ear Bluetooth True Wireless LG Tone + Free. Fonte: LG
Fone de ouvido in-ear Bluetooth True Wireless LG Tone + Free. Fonte: LG

O LG Tone + Free possui cancelamento de ruído ativo, que promete um melhor desempenho ao atender ligações, além de cancelar o ruído externo de ambientes com muito barulho. Também foi implementado a certificação IPX4, que traz ao fone resistência a chuva e ao suor.

Em termos de funcionalidades para facilitar o seu manuseio, há o suporte ao assistente de voz Google Assistente e superfície sensível ao toque para realizar comandos como trocar de faixa, controlar o volume, atender ligações, etc.

Partindo para o quesito bateria, o novo fone sem fio da LG consegue a marca de até 6 horas de reprodução contínua com uma única carga. Além disso, o intra-auricular possui a capacidade de carregamento rápido, algo interessante para fones de ouvido que possuem tecnologia Bluetooth e dependem da bateria.

Com relação a sua conectividade, não foi mencionado se o Tone + Free terá Bluetooth 5.0 e nem quais codecs de áudio Bluetooth ele utilizará.

Case do fone de ouvido in-ear Bluetooth True Wireless LG Tone + Free. Fonte: LG
Case do fone de ouvido in-ear Bluetooth True Wireless LG Tone + Free. Fonte: LG

O LG Tone + Free será lançado no dia 28 de outubro por US$218 na Coreia do Sul.

Fonte: LG