O Hiby R5 é um digital audio player (DAP) que chama atenção pelo seu tamanho, versatilidade, amplificação forte e duração de bateria. Em termos de valor, ele está próximo ao que é cobrado pelo FiiO M11 e pelo Cayin N5iiS, com uma diferença de US$50, porém com uma estrutura menor, mais portátil. Sua estrutura se parece muito com a do FiiO M9, que custa aproximadamente US$250.

Sua estrutura é feita de alumínio, com um peso de aproximadamente 160g (por volta de 30g a mais que o FiiO M9). O R5 possui uma tela de 4 polegadas IPS com resolução de 540x1080 pixels que ocupa quase toda a frente do dispositivo, proporcionando uma melhor visualização do conteúdo exibido no display.

Hiby R5

Na lateral direita do DAP encontramos botões físicos para controle de play/pause, seguinte/anterior e liga/desliga. Já na lateral esquerda temos dois botões para aumentar e diminuir o volume com uma entrada para cartão micro SD logo abaixo. Na parte inferior do player temos uma saída de 3,5mm (P2) single-ended (SE), uma saída de 4,4mm balanceada e uma entrada USB-C.

Lateral do Hiby R5

Indo para a parte de hardware, encontramos uma dupla de chips DAC CS43198, desenvolvidos pela Cirrus Logic, presentes também nos DAPs iBasso DX160 e A&K SR15. Ao mesmo tempo temos a presença do chipset Snarpdragon 425, desenvolvido pela Qualcomm (os players estão começando finalmente a utilizar chips implementados em smartphones), que possui uma CPU com quatro núcleos ARM Cortex A53 com um clock de 1.4Ghz e uma GPU Adreno 308.

O Hiby R5 possui o sistema operacional Android Oreo 8.1, permitindo assim a instalação de qualquer aplicativo através da Play Store (loja de apps do Google), como Spotify, Tidal, Deezer, entre outros. O Bluetooth é a versão 4.2 e suporta desde aptX HD até LDAC e UAT (Ultra Audio Transmission), que é um codec proprietário da Hiby.

Em termos de amplificação, o R5 nos mostra que não deixa nada a dever para a concorrência, conseguindo gerar através da entrada balanceada até 1040mW em cada canal (direito e esquerdo) com uma impedância de 16 Ohms (impedância do fone utilizado) e 564mW em cada canal com uma impedância de 32 Ohms. Mesmo com uma grande potência de saída, a duração da bateria não chega a decepcionar, conseguindo a marca de 11h através da saída balanceada e 18h através da saída SE (3,5mm).

Saida Single-Ended e Balanceada

O Hiby R5 possui uma tecnologia exclusiva chamada arquitetura DTA, Android sample rate conversion bypass, que permite a entrada e a saída de som não tenham interferência por conta do funcionamento do sistema operacional. Além disso, é possível utilizá-lo como transmissor (enviar áudio) e receptor (receber áudio) via Bluetooth, ou seja, você pode transmitir o áudio do R5 para uma caixa de som bluetooth ou receber o áudio vindo do seu smartphone e processá-lo pelo DAC e amp do player, obtendo uma qualidade superior.

O DAP permite também que você o utilize através da USB como um DAC USB, tanto para receber informações de áudio através de um computador ou celular quanto para enviar informações para um smartphone ou PC.

O Hiby R5 demora cerca de 2h para ser carregado por completo e tem suporte para quick charge 3.0. Em termos de capacidade de sua antena Wi-Fi, temos dual band para alcançar velocidades mais rápidas através da banda de 5GHz.

Para mais informações acesse aqui.

Fonte/Source: Hiby Store / Headfonics