A desenvolvedora de produtos de áudio FiiO lançou recentemente o sucessor do FiiO Q5 que fez grande sucesso na comunidade audiófila, o FiiO Q5S. Esse dispositivo não fez sucesso à toa desde sua primeira versão, pois ele traz uma nova proposta para o áudio portátil trazendo muita flexibilidade para o seu usuário.

O FiiO Q5S é um aparelho que tem um DAC e um módulo amplificador (pode ser trocado por outros módulos com diferentes características) com capacidade de se comunicar via Bluetooth ou cabos com diversos tipos de dispositivos, como smartphones, tablets, notebooks e desktops.

FiiO Q5S

A sua primeira qualidade é a presença de um par de DACs AK4493EQ (um para o canal direito e outro para o esquerdo) que adicionarão um nível bem acima em performance comparado a maioria dos smartphones e PCs (com suas placas de som onboard). Os conversores de sinal irão proporcionar um som com baixa distorção, alto nível de SNR (signal-to-noise ratio) e mais definição de som.

AKM AK4493EQ

Para aprimorar mais ainda a qualidade de som, o Q5 ainda utiliza o chip de decodificação USB XMOS XUF208 combinado com um gerenciamento de clock preciso, proporcionando um suporte de até 768Khz/32bits PCM e decodificação nativa de DSD por hardware.

XMOS XUF208

No intuito de proporcionar um som mais limpo, puro, a FiiO implementou um sistema de alimentação de energia com vários reguladores de baixa tensão (Low-dropout regulator ou LDO regulators) e fez com que todas as seções fossem alimentadas e isoladas de maneira independente (amplificação, analógica, digital, low-pass, etc).

Mas o aparelho não é feito só de capacidades técnicas, pois como foi dito acima, ele é flexível! O FiiO Q5S possui Bluetooth 5.0 com praticamente todos os codecs de áudio disponíveis no mercado como, por exemplo, Aptx HD, Aptx Low Lattency, LDAC e HWA. É possível se obter uma qualidade tremenda, mesmo sem fio, através do novo aparelho desenvolvido pela FiiO, chegando próximo a um sistema portátil de cabos (ligando o dispositivo ao celular).

Observação: A qualidade via Bluetooth mencionada acima é conseguida através da conexão de um fone com cabo ao FiiO Q5S que se comunica com, por exemplo, o smartphone. O autor dessa notícia já experimentou a primeira versão (FiiO Q5) e achou a qualidade muito parecida com DAPs (Digital Audio Players) de alto desempenho.

Outro plus do dispositivo é o módulo de amplificação AM3E, que possui saída 3,5mm SE (single-ended), saída 2.5mm e 4,4mm balanceadas. Dessa forma, é possível atender tanto fones sensíveis na saída SE, que não necessitam de tanta potência quanto fones com cabos balanceados, que geralmente são usados para se conseguir potência de saída maior (exemplo: headphones com alta impedância).

É interessante notar que a ergonomia do Q5S melhorou com relação ao seu antecessor. Agora o knob de volume está mais bem posicionado para controlá-lo mais facilmente e ao mesmo tempo ele serve para ligar e desligar o dispositivo.

É possível também conectar outros dispositivos via cabo coaxial, óptico, P2 (line-in) e USB. Tudo isso pode ser controlado através de um botão dedicado para trocar as inputs que pode também indicar qual o nível de bateria do dispositivo ao pressioná-lo por um longo tempo. As luzes abaixo deste botão indicam qual tipo de transmissão está sendo utilizada e no caso do Bluetooth, mudará de cor de acordo com o codec utilizado.

Botão input e knob de volume

É possível controlar o ganho do dispositivo para alto ou baixo através de uma chave de seleção que fica no topo do aparelho. Trocando o ganho é possível ter mais controle quando o fone não precisa de tanta potência (exemplo: fone in-ear) ou quando precisa de mais potência (exemplo: headphone).

Há também um controle através de botões para dar um boost nos graves do som que está sendo reproduzido.

Entradas

O FiiO Q5S possui uma bateria com capacidade de 3800mAh e duração média de 9h de reprodução. A sua entrada USB também consegue detectar quando está conectando o dispositivo para reprodução de áudio e quando está sendo carregado.

O FiiO Q5S já se encontra à venda por aproximadamente US$350 e é uma excelente alternativa para quem não quer gastar muito, quer manter a utilização da interface do celular e quer ter a possibilidade de utilizar seus fones de ouvido sem fios ligando a fonte (smartphone ou notebook).

Veja as suas especificações abaixo:

Especificações

Fonte: FiiO