Caso queira melhorar a qualidade de som do seu fone de ouvido, saiba que existem alguns métodos para que isto seja possível. Entretanto, alguns destes ajustes só são possíveis caso o fone de ouvido e o smartphone tenham suporte para tal. Mas como fazer isto? Abaixo será abordado e explicado cada ponto e como utilizá-lo para chegarmos ao nosso objetivo, que é obter um aumento da qualidade final do som dos fones de ouvido.

O Bluetooth 5.0

A versão 5.0 do Bluetooth não proporciona diferenças em termos de qualidade sonora, mas possui aprimoramentos, por exemplo, em termos de transmissão e economia de bateria se comparado com a versão 4.2.

O Bluetooth 5.0 consegue um alcance maior na transmissão de dados. Enquanto a versão 4.2 possui um alcance de até 50m em um ambiente aberto e até 10m em um ambiente interno (com barreiras), a versão 5.0 consegue proporcionar um alcance de até 200m em uma área externa e até 40m em uma área interna.

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Outro ponto que muitos acham interessante para fones Bluetooth é a questão da duração da bateria, que na versão Bluetooth 5.0 conseguiu aprimorar sensivelmente. Ele consegue ficar em standby por um tempo mais longo e consumir menos energia que a sua geração passada (4.2). Isso é possível graças ao aprimoramento da tecnologia Bluetooth Low Energy (BLE) que foi introduzida no Bluetooth 4.0. Ela foi criada pensando em aplicações que exigem baixa transferência de dados (menor que 1Mbps) e para isso utiliza-se do sistema de modulação GFSK (Gaussian frequency-shift keying).

Codecs de áudio Bluetooth

O codec determina a maneira como o Bluetooth fará a transmissão de dados da fonte para os seus fones de ouvido (saiba sobre as partes de um sistema de áudio aqui). Ele codifica e decodifica os dados de áudio digital em um formato específico. Pensando em uma situação ideal, os dados são transmitidos através de um sinal de alta fidelidade na taxa de bits mínima especificada. Isso fará com que menos banda seja utilizada mantendo uma qualidade boa de reprodução, uma capacidade de distância melhor e melhor duração de bateria do fone de ouvido.

Opções de codecs
Opções de codecs

Os melhores codecs hoje são o aptX, desenvolvido pela Qualcomm, o LDAC, desenvolvido pela Sony e o UAT (Ultra Audio Transmission), desenvolvido pela Hiby. O melhor deles, teoricamente, seria o UAT, seguido pelo LDAC e por último teríamos o aptX HD ou aptX Low Latency. Para saber mais detalhes sobre estes codecs, acesse este artigo.

Taxa de amostra do áudio Bluetooth

Taxa de amostragem (Hz) é o número de pontos de dados por segundo em um arquivo de áudio. Você precisa de duas amostras para capturar com precisão qualquer frequência, então o áudio é amostrado em pelo menos o dobro dos limites de audição humana (aproximadamente 20 kHz). A taxa de amostragem do CD é de 44.100 Hz, isso significa que a cada segundo de som são tomadas 44.100 medidas da variação de voltagem do sinal. Dessa forma, quanto maior for a taxa de amostragem, mais precisa é a representação do sinal. Uma taxa de amostragem maior significa um tamanho de arquivo maior.

Opções de taxas de amostragem
Opções de taxas de amostragem

Uma taxa de amostragem maior, não irá lhe dar uma maior qualidade de áudio, confira mais detalhes sobre este assunto neste artigo, onde falo sobre o que influência na qualidade do arquivo de música.

Bits por amostra do áudio Bluetooth

Profundidade de bits (-bit) é o número de bits salvos para cada amostra de áudio. Uma amostra representada por um bit poderia receber apenas dois valores: "0" ou "1". Já uma representação com 3 bits poderia receber 8 valores diferentes (23 = 8): 000, 001, 010, 100, 110, 101, 011, 111. Um CD tem uma resolução de 16 bits, o que permite uma resolução binária com 65.534 (216) valores. Uma profundidade de bits mais alta registra um sinal com mais precisão. Uma profundidade de bits maior multiplica o tamanho do arquivo.

Opções de profundidade de bits
Opções de profundidade de bits

Uma profundidade de bits maior, não irá lhe dar uma maior qualidade de áudio, confira mais detalhes sobre este assunto neste artigo, onde falo sobre o que influência na qualidade do arquivo de música.

Modo de canal de áudio Bluetooth

O modo de canal de áudio é para se escolher entre áudio mono e estéreo, obviamente você irá escolher o áudio estéreo, pois a grande maioria dos arquivos de áudio são estéreo.

Opções de tipo de áudio
Opções de tipo de áudio

Para saber mais sobre decodificação e processamento do som surround (Dolby Digital, Dolby Digital Plus, Dolby TrueHD, Dolby Atmos, DTS Digital Surround, etc) acesse este artigo.

Codec de reprodução de áudio Bluetooth LDAC

Aqui você poderá escolher predefinições de comportamento sobre como o celular irá transmitir os dados. De acordo com a escolha, você terá maior qualidade de áudio ou terá uma maior duração de bateria do smartphone, ou ainda, você pode escolher uma opção equilibrada entre os dois fatores (qualidade e economia de bateria).

Como fazer para utilizar o Bluetooth 5.0

Você necessitará de um smartphone que tenha suporte ao Bluetooth 5.0 e um fone de ouvido que possua suporte para tal versão Bluetooth. Ambos dispositivos necessitarão ser compatíveis com a tecnologia para que ela seja realmente utilizada, do contrário, o celular irá utilizar uma versão Bluetooth anterior.

Como fazer para utilizar o melhor codec de áudio possível

Mesmo caso do Bluetooth 5.0, você necessitará de um smartphone e um fone de ouvido que tenha suporte ao codec desejado (seja aptX, LDAC ou UAT). Ambos dispositivos necessitarão ser compatíveis com a tecnologia para que ela seja realmente utilizada, do contrário, o celular irá utilizar o codec SBC ou AAC, que são inferiores em termos de qualidade de áudio se comparado aos outros codecs citados.

Como alterar manualmente o codec utilizado, a taxa de amostragem e os bits por amostra

Geralmente o smartphone faz tudo de forma automática, sempre procurando mudar para a melhor qualidade possível de acordo com o que o celular e o fone de ouvido suportam. Mas é possível mudar manualmente o que será processado pelo celular através das "opções de desenvolvedor" (é possível ser outro nome parecido dependendo do aparelho) que podem ser ativadas no telefone.

Para ativar as opções de desenvolvedor, você deve:

  1. Acessar em Configurações > Sistema > Sobre o dispositivo (ou sobre o telefone);
  2. Procure pelo "número da versão" do sistema operacional (MIUI, EMUI, Samsung OS, Oxygen OS, Android One, etc)
  3. Aperte (clique) nele 7 vezes seguidas nesta opção;
  4. Aparecerá uma notificação avisando que foi ativada a opção de desenvolvedor;

Para acessar as opções do desenvolvedor, você deve ir em Configurações > Sistema > Opções do desenvolvedor, onde terá as opções de áudio Bluetooth. Para alterar manualmente o codec utilizado, a taxa de amostragem, os bits por amostra etc., você deve procurar pela parte de redes onde se tem as opções de áudio Bluetooth.

Esse tutorial é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End: