Muitos acham que os reprodutores de música dedicados estão mortos por conta dos smartphones, mas a FiiO é uma das empresas que vieram para provar o contrário. A fabricante chinesa de equipamentos de áudio é bem conhecida mundialmente, e provavelmente é uma das maiores da China focada no ramo.

Com o objetivo de oferecer muitas funcionalidades e qualidade a um baixo custo, a FiiO desenvolveu um player bem compacto e com alta tecnologia embarcada, o FiiO M5. Este dispositivo pesa somente 38 gramas com um tamanho de 4cm x 4cm x 1cm, podendo ser utilizado como relógio no pulso ou preso na roupa através de uma case transparente que possui um clip.

O novo Digital Áudio Player (DAP) da FiiO possui um corpo todo em alumínio cortado por CNC proporcionando uma alta resistência e boa ergonomia. Sua tela é touch com display LCD IPS, possui 1.54 polegadas, resolução de 240x240 pixels e é protegida por um vidro temperado 2.4D. Segundo a empresa, a tela possui resolução e brilho o suficiente para produzir imagens nítidas e detalhadas.

Parte frontal do FiiO M5
Parte frontal do FiiO M5

Em termos de carregamento, o dispositivo de áudio de alta resolução possui um conector USB-C que proporciona um carregamento total da bateria de 550mAh em apenas 2.5h. A carga pode ser realizada através de um carregador de celular com 5V e 2 amperes. Já a duração da bateria, de acordo com a FiiO, gira em torno de 10h para utilização de fones de ouvido com fio e 13h para fones Bluetooth.

Conector USB-C e entrada para cartão micro SD de até 2TB
Conector USB-C e entrada para cartão micro SD de até 2TB

O mini player possui memória interna somente para o funcionamento de seu sistema operacional, pois foi pensado em utilizar somente um cartão micro SD para o armazenamento de arquivos. O aparelho possui capacidade para suportar um cartão micro SD de até 2TB, que embora provavelmente o usuário não vá inserir um cartão deste porte, é interessante saber que se tem liberdade para comprar um micro SD com a capacidade que bem entender.

Indo ao que interessa, em termos de qualidade de som, o FiiO M5 não decepciona para o seu preço (US$110) com um DAC AK4377 com suporte nativo para DSD 32bits/348KHz e uma potência de saída (power ouput) de aproximadamente 42mW em 16 Ohms. Os formatos de música suportados pelo aparelho são muitos, incluindo MP3, OGG, AAC, AIFF, APE, FLAC, ALAC, WAV, DSD, ISO e até arquivos CUE. Será feito na semana que vem (quarta-feira) um artigo sobre qualidade dos arquivos de música, fiquem atentos!

Mas as capacidades do M5 não param por aí, pois ele é capaz de receber e transmitir áudio Bluetooth. Isso significa que você pode conectá-lo via Bluetooth ao celular, utilizar o Spotify e controlá-lo através de sua tela. Ou também, você pode conectar um fone de ouvido Bluetooth a ele através de uma grande variedade de codecs, como AAC, aptX, aptX HD e LDAC, que é tido como o codec atualmente com melhor desempenho e ampla utilização. Saiba mais sobre áudio Bluetooth aqui.

FiiO M5 sendo utilizado com a case com clip e como receptor Bluetooth
FiiO M5 sendo utilizado com a case com clip e como receptor Bluetooth

Outra funcionalidade do aparelho, é utilizá-lo como DAC/amp USB, permitindo ao usuário usufruir de uma alta qualidade através de seu desktop ou notebook com uma resolução de até 32bits/384KHz. Ele também possui saídas de áudio como a single-ended (SE) de 3,5mm (P2) para fones de ouvido, line out e coaxial (saída digital). Saiba mais sobre DAC/amp ou saída single-ended ou saídas digitais, clicando respectivamente aqui, aqui e aqui.

O FiiO M5 ainda possui um microfone duplo para gravações de áudio de alta qualidade e ligações através da utilização do Bluetooth e da tecnologia cVc Noise Cancelling que segundo a empresa, proporcionará ligações livres de ruídos.

Saida SE, line out e coaxial à esquerda e a direita microfone duplo
Saida SE, line out e coaxial à esquerda e a direita microfone duplo

Outra capacidade interessante do M5 é a transferência de arquivos através de um cabo USB-OTG, sendo possível a transferência de músicas de um smartphone ou tablet para o aparelho.

Ainda temos uma capacidade para os esportistas onde o FiiO M5 é capaz de contar os passos e as calorias queimadas. É possível comprar uma pulseira de relógio para acoplá-lo e utilizá-lo como relógio de pulso.

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

 Fonte: FiiO