A velocidade e a gravação dos SSD certamente são informações importantes a serem consideradas quando se está procurando comprar um. Entretanto, isso é somente um dos aspectos que devem ser analisados para escolher o modelo com melhor custo-benefício. Por vezes os controladores utilizados nos SSDs são ignorados e eles podem impactar de forma considerável no desempenho da unidade de armazenamento.

O que é um controlador de SSD?

O que são controladores de SSDs e o que eles fazem de importante. Fonte: Unsplash (Foto por Marc PEZIN)
O que são controladores de SSDs e o que eles fazem de importante. Fonte: Unsplash (Foto por Marc PEZIN)

O controlador do SSD o chip responsável por todas as ações feitas pelo SSD. Ele é um processador especializado que foi desenvolvido de forma a otimizar suas funções de leitura, gravação, gerenciamento de desgaste, correção de erros, criptografia e mais.

  • Processos de leitura e gravação de dados: O controlador do SSD faz a função de gerenciar a leitura e a gravação dos dados nos chips de memória flash.
  • Gerenciamento de desgaste: O desgaste com os processos de gravação de dados no SSD não é algo que possa ser evitado. Para amenizar o processo de degradação do hardware, o controlador do SSD monitora o status de desgaste das células de memória e tenta gerenciar de forma a fazer com que o desgaste ocorra de maneira uniforme.
  • Correção de erros: a verificação e correção dos dados que foram gravados no SSD é feita pelo controlador. O processador irá verificar se as informações foram gravadas corretamente nas células de memória e aplicará uma correção, caso necessário.
  • Criptografia: alguns SSDs tem a função de criptografar os dados que são gravados. Isso é importante no caso de usuários empresariais. Os controladores dos SSDs fazem o trabalho de criptografar e descriptografar as informações armazenadas na unidade de armazenamento.

Outras funções dos controladores de SSDs

Além de realizar todos os processos citados acima, os controladores de SSDs também gerenciam os blocos de memória flash defeituosos, regula a temperatura da unidade de armazenamento e mais. Ou seja, eles são de extrema importância para obtenção de uma boa performance do hardware.

O que devemos analisar para SSD com um bom controlador de SSD?

Pontos que devem ser analisados para comprar SSDs com um bom controlador. Fonte: Unsplash (Foto por Samsung Memory)
Pontos que devem ser analisados para comprar SSDs com um bom controlador. Fonte: Unsplash (Foto por Samsung Memory)

Caso queira avaliar de forma aprofundada sobre os diferentes modelos de controladores de SSDs, você pode buscar saber as seguintes informações:

  • Fabricante: Nem todo SSD utiliza um controlador feito pela própria fabricante da unidade de armazenamento. Por vezes é utilizado um chip desenvolvido e fabricado por terceiros. Controladores da série Phison podem ser uma boa solução de alto desempenho.
  • Controladores personalizados: Quanto mais otimizado para trabalhar em conjunto com as memórias flash do SSD for o controlador, melhor. Por esse motivo, a Samsung é uma das fabricantes que mais se destacam em termos de performance e custo-benefício no mercado, pois ela desenvolve seus próprios controladores de SSD.
  • Arquitetura utilizada no controlador: Os controladores de SSDs podem utilizar diferentes arquiteturas (exemplo: ARM) com números de canais variados (caminhos de transferência de dados entre o controlador e a memória NAND).
  • Recursos avançados: Há recursos interessantes de gerenciamento das memórias flash dos SSDs. Procure por aqueles que fazem um bom nivelamento de desgaste, utilize algoritmos eficientes para a correção de erros e conte com bons recursos de criptografia.