Ontem, 28 de julho, foi realizada a publicação do relatório financeiro do segundo trimestre da gigante de tecnologias, Intel. Imediatamente, as ações despencaram cerca de 10%, acentuando a queda que a empresa enfrenta desde o começo desse ano.

Essa queda brusca do valor das ações foi consequência dos resultados publicados no relatório: acontece que as duas principais áreas onde a Intel atua; fabricação e venda de micro-chips para computadores pessoais e para data centers, foram as que sofreram as maiores quedas nos meses de abril, maio e junho. A receita de vendas de processadores para computadores pessoais teve uma queda de 25% em relação ao mesmo período no ano passado, cerca de 7,7 bilhões de dólares. Já as vendas para data centers caíram 16%, para 4,6 bilhões de dólares.

No total, a Intel falhou em bater a meta de receita trimestral de 18 bilhões de dólares, atingindo apenas 15.3 bilhões. Segundo a Refinitiv Data, esse é o pior trimestre financeiro que a Intel enfrenta desde 1999.

Pronunciamento do CEO e CFO

O CEO da Intel, Patrick P. Gelsinger, se pronunciou sobre os resultados financeiros numa conferência de empresa:

Os resultados deste trimestre ficaram abaixo dos padrões que estabelecemos para a empresa e nossos acionistas [...] "O súbito declínio da atividade econômica foi o principal fator, mas a queda também reflete nossos próprios problemas de execução". Devemos fazer e faremos melhor".

CEO da Intel segura um processador numa conferência em março de 2022.
CEO da Intel segura um processador numa conferência em março de 2022. Fonte: CNBC

O CFO da empresa, David Zinsner também se pronunciou sobre o relatório:

Estamos respondendo às mudanças nas condições de negócios, trabalhando em estreita colaboração com nossos clientes, mantendo o foco em nossa estratégia e oportunidades de longo prazo. Estamos abraçando esse ambiente desafiador para acelerar nossa transformação."

Competividade da AMD

Em termos de competitividade, 25% de queda nos chips para computadores pessoais é uma enorme porcentagem de mercado que a Intel falhou em atingir.

As OEMs (empresas montadores de computadores) costumavam ter uma relação de negócios extremamente próxima à Intel, já que a empresa oferecia os melhores processadores para computadores e data centers no mercado. Hoje, esse não é mais o caso. Se você está por dentro desse universo tecnológico, já sabe que os processadores da AMD agora não estão apenas competindo, mas vencendo a Intel em diversos terrenos, como performance em single-core, multi-core, eficiência energética e preço. Esses e outros fatores, estão levando consumidores a escolherem processadores da AMD.

Nos dias de hoje, encontrar um notebook ou PC pré-montado com CPU AMD não é mais raridade, o que reflete nas vendas e nos resultados que a Intel teve neste trimestre.

Outro setor do mercado dominado pela AMD é o de consoles: tanto a opção da Microsoft, Xbox Series X, e da Sony, Playstation 5, utilizam processadoradores de tecnologia Zen 2 da AMD e chips gráficos baseados em RDNA 2, também da empresa.

Notebook com processador AMD Ryzen - Fonte: Oficina da Net
Notebook com processador AMD Ryzen - Fonte: Oficina da Net

Atrasos na produção e desenvolvimento

Já a queda de vendas no setor de data centers pode ser atribuída aos delays no volume de produção de processadores Xeon Sapphire Rapids, que foram prometidos em 2021, mas adiados para o começo de 2022 - eventualmente sendo movidos para a metade de 2022. Agora, depois da venda do primeiro lote para clientes selecionados, a disponibilidade de estoque foi adiada novamente, dessa vez, para 2023.

Outro fator que está custando caro para os bolsos da Intel é o desenvolvimento de placas de vídeo dedicadas, uma área totalmente nova para a gigante tecnologica. Com o lançamento das GPUS Arc, a Intel planeja quebrar o duopólio da Nvidia e AMD - o que é uma excelente notícia para os consumidores, já que falta competitividade nesse setor.

Obviamente, a Intel está enfrentando mais problemas do que esperado para lançar suas placas de vídeo, que enfrentam além de problemas de produção, problemas de drivers.

Intel Arc A380
Intel Arc A380

No segundo trimestre, nós começamos a aumentar a introdução de Arc graphics para laptops de grandes montadoras, incluindo Samsung, Lenovo, Acer, HP e Asus. Problemas na cadeia de logística relacionados à COVID e nossos próprios desafios de preparação de software (drivers) causaram atrasos de disponibilidade que continuamos trabalhando para resolver. As placas de vídeo dedicadas Intel Arc A5 e A7 começarão a ser lançadas no terceiro trimestre deste ano".


Patrick Gelsinger

CEO da Intel

Já os resultados financeiros da competidora Advanced Micro Devices (AMD) serão publicados terça-feira, dia 2 de Agosto.