A AMD confirmou que suas placas de vídeo com RDNA 3 terão portas DisplayPort 2.0, dando suporte a HDR, imagens em alta resolução e taxas de atualização elevadas. A informação foi relatada pelo site PC Gamer, onde foi dito que durante a palestra de David Wang, vice-presidente de engenharia gráfica da AMD, foram revelados alguns detalhes sobre a próxima tecnologia gráfica que a empresa está desenvolvendo.

David revelou o que podemos esperar das próximas GPUs com arquitetura RDNA 3. Uma delas foi a alteração no pipeline gráfico que permite aplicar ray-tracing em tempo real de forma híbrida sem que a performance seja prejudicada como acontece na arquitetura RDNA 2. Entretanto, a informação mais concreta que tivemos foi o suporte ao DisplayPort 2.0 em placas com arquitetura RDNA 3. David diz:

Também aumentaremos nossos recursos de exibição com o novo padrão DisplayPort 2 para suportar os próximos lançamentos de monitores HDR com alta resolução e taxa de atualização.

Porque a DisplayPort 2.0 é importante neste momento?

Atualmente, a DisplayPort 2.0 não é tão importante. Entretanto, à medida que o lançamento de novos monitores para jogos ocorrerem, ela se tornará uma feature essencial. A Samsung colocou em pré-venda seu monitor Odyssey Neo G8 com resolução 4K, HDR e taxa de atualização de 240Hz, mas infelizmente ele não possui portas DisplayPort 2.0, limitando de certa forma seu potencial. Mesmo que se tenha uma porta HDMI 2.1, ela é capaz de fornecer uma taxa de atualização de até 144Hz em resolução 4K ao invés de 240Hz.

Uma DisplayPort 2.0 é capaz de entregar uma banda total de 80 GBps, enquanto uma porta HDMI 2.1 possui uma transmissão de até 48 GBps. Para obter uma transmissão com resolução 4K a 240Hz, seria necessário ter um fluxo de aproximadamente 72 Mbps, algo que só o novo padrão DisplayPort consegue entregar.