O Apple Silicon M2, sucessor do M1, foi revelado no dia 6 de junho de 2022. Trata-se da segunda geração de processadores baseados na arquitetura ARM que foram desenvolvidos pela Apple originalmente para os MacBooks.

A estreia do SoC (system on a chip) M1 ocorreu há dois anos e mudou completamente a capacidades dos notebooks da "maçã" comparado à quando eles utilizavam processadores Intel. Entenda quais foram as melhorias que ocorreram no M2.

Apple Silicon M2: Aumento na largura de banda trouxe melhorias no desempenho geral

Comparação entre os processadores Apple Silicon M1 e M2. Fonte: Apple
Comparação entre os processadores Apple Silicon M1 e M2. Fonte: Apple

Embora o M2 não seja o processador ARM mais poderoso lançado pela Apple, perdendo para o M1 Max e M1 Ultra, ele traz melhorias significativas comparado ao M1. O chipset utiliza uma litografia de 5 nanômetros, possui 20 bilhões de transistores e 100GB/s de largura de banda de memória unificada. Com o aumento de 50% na largura de banda comparado ao antecessor, haverá uma melhoria geral de desempenho, influenciando desde o gerenciamento de abas no Chrome até renderização de gráficos 3D.

Assim como a maioria dos chips baseados em ARM, a Apple utiliza no processador M2 quatro núcleos de alto desempenho e 4 de "alta eficiência" (baixo consumo energético e capacidade de processamento menor). Desta forma, é possível obter um bom desempenho em aplicativos e jogos mais exigentes e, ao mesmo tempo, poupar energia quando não é exigido tanto poder de processamento.

Segundo a Apple, o processador Intel Core i7-1260P necessita de consumir 4 vezes mais energia que o M2 para executar a mesma carga de trabalho. Entretanto, aguarde por benchmarks antes de tomar essa informação como verdade absoluta.

Aumento de performance em todos os núcleos da CPU e da GPU

Comparação entre os processadores Apple Silicon M1 e M2. Fonte: Apple
Comparação entre os processadores Apple Silicon M1 e M2. Fonte: Apple

O novo processador M2 da Apple possui CPU e GPU mais rápidos que o M1. Utilizando o mesmo nível de energia, o M2 chega a ser 25% mais rápido que o M1 com sua GPU. De acordo com a empresa, o foco desta categoria de chipsets ARM é o equilíbrio entre o consumo de energia e o poder de processamento, mas caso o usuário almeje algo a mais, deverá aguardar por uma versão Max ou M2 Ultra.

Onde o Apple Silicon M2 está presente?

O novo chipset Apple Silicon M2 está presente nos MacBooks Air e Pro. Se considerarmos o comportamento da empresa no lançamento de produtos com seu processador M1, é provável que em breve teremos um iPad Air e um iPad Pro com o novo chipset M2.