O tão aguardado WWDC22 aconteceu nesta segunda-feira (6) para apresentar as novidades mais recentes da Apple para seu portfólio de dispositivos. Dentre as principais novidades, tivemos a chegada do iOS 16, novo sistema operacional da empresa e que deve chegar aos iPhones dentro dos próximos meses. Agora com novos recursos de personalização e segurança aprimorada, a interface recebeu também atualizações no Apple Maps, Apple Pay e muito mais.

iOS 16 com nova tela de bloqueio e mais novidades

O iOS 16 era uma das novidades mais aguardadas para o evento desta segunda. A apresentação foi capaz de nos dar as primeiras impressões do novo sistema operacional da Apple. Dentre as principais novidades, temos um novo layout ligeiramente modificado, porém com uma tela de bloqueio remodelada, podendo ser personalizada com widgets e sistema de notificações aprimoradas.

Agora é possível visualizar as notificações do sistemas sem que elas obstruem o que há de melhor na tela, no caso o plano de fundo escolhido pelo usuário. Para isso, em vez de aparecerem na região central da tela, a empresa adotou um visual dinâmico chamada de "Live Notifications" ("Notificações em Tempo Real" na tradução livre), onde as novas mensagens recebidas, atualizações de email e notícias do Oficina da Net irão aparecer na parte inferior da tela.

Nova tela de bloqueio do iOS 16 exibe as notificações na parte debaixo da tela (Crédito: Apple/Reprodução)
Nova tela de bloqueio do iOS 16 exibe as notificações na parte debaixo da tela (Crédito: Apple/Reprodução)

No campo da segurança e privacidade, o iOS 16 inclui um novo recurso batizado como "Segurança Pessoal" e que basicamente permite que os usuários desabilitem rapidamente o compartilhamento de dados com contatos. Para quem vive em um relacionamento abusivo, essa pode ser uma grande novidade, já que o sistema escolhe detalhes como localização e outras informações sensíveis que comprometem a privacidade.

Agora é possível esconder informações pessoais com seus contatos (Crédito: Apple/Reprodução)
Agora é possível esconder informações pessoais com seus contatos (Crédito: Apple/Reprodução)

iMessage recebe opção de editar mensagens já enviadas

Não é só o WhatsApp, mas o iMessage também está seguindo os passos do Telegram e vai passar a oferecer uma experiência aprimorada para seus usuários. A partir da atualização do iOS 16, será possível editar mensagens que já foram enviadas. Isso agiliza o processo de correção de texto e melhora drasticamente a experiência entre os usuários.

Assim como no Telegram, quando o usuário editar uma mensagem, os balõezinhos com o texto exibirão a marcação "Editado". Veja:

O iMessage vai permitir edição das mensagens já enviadas (Crédito: Apple/Reprodução)
O iMessage vai permitir edição das mensagens já enviadas (Crédito: Apple/Reprodução)

Live Text ganha suporte a vídeos

O Live Text também recebeu uma grande novidade. Originalmente, o recurso foi apresentado na WWDC de 2020 e seu uso permite a "leitura de imagens" para copiar e colar textos em fotos armazenadas no iPhone. A partir de agora, ele também passará a suportar vídeos, ou seja, poderá extrair textos de vídeos, dando um grande salto em relação ao seu principal concorrente, o Google Lens.

O recurso também pode ser usado para recortar itens especifícos de uma imagem, como insetos e animais. Depois do recorte, você pode enviá-lo diretamente em um app de mensagens, como no formato sticker. Veja:

Será possível copiar um item especifico da imagem e transformá-lo numa figurinha (Crédito: Apple/Reprodução)
Será possível copiar um item especifico da imagem e transformá-lo numa figurinha (Crédito: Apple/Reprodução)

Apple Wallet mais seguro

O Apple Wallet também recebeu duas grandes novidades. Primeiro, ele ficou mais seguro, já que não vai exibir mais todos os dados dos seus documentos de identificação, pensando na segurança dos seus dados, especialmente se você for roubado ou se você está simplesmente utilizando o app em um local público. Por exemplo, em vez de exibir a data de nascimento, o aplicativo vai apenas indicar se o usuário é ou não maior de idade.

Apple Pay agora permite "pagar mais tarde"

Pensando em um tipo de pagamento financiado, a big tech também trouxe o recurso "Apple Pay Later" (traduzido como "Pagar mais Tarde) para o Apple Pay. Em um português claro, com esse novo recurso, será possível parcelar suas compras em até quatro vezes sem juros. Por enquanto, a empresa ainda não revelou os países que receberão essa possibilidade.

Pagar mais tarde funciona como um pagamento financiado (Crédito: Apple/Reprodução)
"Pagar mais tarde" funciona como um pagamento financiado (Crédito: Apple/Reprodução)

Apple Maps agora tem mapas em 3D

O Apple Maps, aplicativo de mapas da gigante de Cupertino, também ganhou novos recursos. Embora ainda seja pouco em relação ao seu principal concorrente, o Google Maps, os iPhones com o iOS 16 poderão se beneficiar de um novo sistema de geolocalização capaz de renderizar mapas em 3D, permitindo uma maior interação com as rotas que o usuário pretende visualizar.

Mapas em 3D serão exibidos no app Apple Maps com iOS 16 (Crédito: Apple/Reprodução)
Mapas em 3D serão exibidos no app Apple Maps com iOS 16 (Crédito: Apple/Reprodução)

Quais iPhones vão receber o iOS 16?

Segundo a Apple, todos os iPhones a partir do iPhone 8 devem receber o update. Portanto, se você for proprietário de um iPhone 7, saiba que ele não receberá a atualização.

Disponibilidade do iOS 16

Assim como aconteceu com as versões anteriores, o iOS 16 deve seguir o cronograma de atualizações a partir do segundo semestre de 2022. Até lá, o sistema estará disponível apenas para os desenvolvedores de apps, até chegar na versão estável que deve ser lançada junto com o iPhone 14.