O tão aguardado WWDC22 aconteceu na tarde desta segunda-feira (6) e durante o evento, a Apple anunciou diversas novidades. Além do iOS16 e da nova geração de MacBooks com chipset M2, a gigante de Cupertino nos apresentou também o watchOS 9, seu novo sistema para relógios inteligentes da marca. Dentre as novidades, a interface vem com novos mostradores e mais recursos para cuidados da saúde, como indicador de sono e programador de remédios.

Novas watchfaces

Acompanhando a mesma ideia do iOS 16, o watchOS 9 também está mais personalizável e poderá exibir as fotos de fundo com efeito bokeh, em que deixa o fundo desfocado. Veja alguns exemplos de mostradores:

Alguns mostradores são Lunar, Playtime, Metropolitan e Astronomy (Crédito: Apple/Reprodução)
Alguns mostradores são Lunar, Playtime, Metropolitan e Astronomy (Crédito: Apple/Reprodução)

Saúde

Em prol da sua saúde, a Apple trouxe o Medications, recurso feito para ajudar os usuários a gerenciar e rastrear seu plantel de medicamentos. Com ele, é possível criar uma lista de todas as vitaminas, antibióticos e suplementos que você precisa ingerir e configurar os horários corretos para que o relógio te comunique através de um lembrete.

O recurso permite configurar esse aviso da forma mais personalizada possível, como com vários lembretes para um mesmo remédio durante o dia, ou ainda um medicamento para ser utilizado uma vez por dia ou por semana.

Mais recursos para monitoramento de saúde

O monitoramento da saúde do watchOS 9 também foi aprimorado, recebendo agora novas métricas de treino. Além do contador de passos, tempo e quilometragem que já estamos acostumados, agora é possível verificar a oscilação vertical dos braços, tempo de contato do solo e até o comprimento da passada durante uma corrida.

Será possível monitorar métricas especificas durante as atividades (Crédito: Apple/Reprodução)
Será possível monitorar métricas especificas durante as atividades (Crédito: Apple/Reprodução)

Além disso, foram adicionados também novos alertas de ritmo e frequência cardíaca, bem como indicadores de treinos personalizados com tempos de descanso. Para um monitoramento mais assertivo, a ferramenta de Eletrocardiograma (ECG) agora ganhou a opção de monitorar sinais de fibrilação atrial (AFib), doença que dentre os principais malefícios, pode resultar em um AVC (acidente vascular cerebral).

Indicador de sono

O rastreador de sono também foi atualizado nesta nova edição do sistema operacional. A principal novidade é a chegada da função Estágios do Sono, que como seu próprio nome indica, é capaz de mostrar detalhes específicos sobre períodos de sono do usuário.

Enquanto o usuário estiver dormindo, o relógio vai coletar informações detalhadas sobre o tempo em que o usuário fica em uma posição deitado, nível de sono leve, médio e profundo, além de outras indicações que se integram com o app Health, como monitoramento de frequência cardíaca durante o sono.

Novo recurso para monitorar períodos de sono (Crédito: Apple/Reprodução)
Novo recurso para monitorar períodos de sono (Crédito: Apple/Reprodução)

Disponibilidade

Apresentando nesta segunda-feira (9) com as primeiras impressões, o watchOS 9 será disponibilizado como uma versão beta para desenvolvedores do programa Apple Developer Program a partir de hoje. A versão oficial será liberada gratuitamente apenas no final do ano para donos de Apple Watch Series 4 ou superior.