O ASUS VivoBook ganhou uma má fama nos últimos anos por ter subido de preço em relação ao seu antecessor e sofrer downgrades em alguns aspectos, principalmente na tela. A ASUS tem atualizado seus modelos para remediar esta má fama, e talvez eles tenham atingido este objetivo com este novo modelo.

Hoje vamos falar sobre o VivoBook K513E versão EJ229T, este que é a versão mais completa e que deve ser bem procurada devido às suas especificações até que interessantes pelo preço. Vamos ver como ele se sai no geral neste review!

Review Notebook ASUS VivoBook K513E

Há várias versões disponíveis do VivoBook, o nosso é mais especificamente o EJ229T que é uma das versões mais caras e completas disponíveis para a compra hoje, este já conta com placa de vídeo dedicada, um SSD NVME e memória DDR4 2666Mhz já operando em dual-channel.

Como de costume, começaremos por fora. O VivoBook K513E tem apenas 1.79cm de altura com a tela fechada, ou seja, super fino, tem profundidade de 23.5cm e largura de 35.9cm e pesa 1.7Kg, considerando que se trata de um Notebook de 15 polegadas, ele já está indo muito bem no assunto portabilidade.

Vivobook K513E
Vivobook K513E

Em questão de Hardware não temos toda aquela performance que vimos no último notebook que passou por aqui, o Acer Predator Helios 300, mas ele não é a regra. No VivoBook encontramos um Intel Core i7 1165G7 de 4 Cores / 8 Threads, este que já conta com os novos gráficos Intel Xe integrados. Aproveitando o assunto de gráficos, temos uma placa discreta Nvidia MX330, o que invalida possíveis testes dos gráficos Xe. Também temos 16 GB de RAM 2666Mhz DDR4 que já opera em dual-channel, um SSD NVME de 512GB da Intel e tem espaço livre para a inclusão de mais um drive de 2.5", podendo ser tanto HD ou SSD.

Vivobook K513E Tela
Vivobook K513E Tela

O K513 também vem com uma tela Full HD do tipo TN, então não espere cores nem ângulos de uso espetaculares. Não se engane, não é uma tela ruim, só não é o melhor que o mercado tem a oferecer e o fato de não ter touchscreen fica deixando um gostinho de que faltou algo, ainda mais pra um notebook dessas dimensões e peso. Ah, há uma webcam 720p.

Conectividade lateral do Zenbook 14
Conectividade no VivoBook K513

Vivobook K513E Conectividade
Vivobook K513E Conectividade

Em questão de conectividade o notebook oferece 2x portas USB-A 2.0, 1x porta USB-A 3.1, 1x porta USB-C, 1x entrada HDMI, 1x entrada 2.5mm de fone/microfone e 1x leitor de cartões. Não há uma entrada RJ45, até porque considerando a altura do notebook não fico surpreso. O WiFi é padrão 802.11ac (bem que poderia ser ax) e o Bluetooth 4.1 (bem que poderia ser 5).

A bateria do notebook é de 42Wh e o carregador tem 65 Watts de potência, ele já vem com o Windows 10 instalado de fábrica.

  • Categoria:: Básico
  • Sistema operacional:: Windows 11 Home
  • Gráfico integrado:: Intel UHD Graphics
  • Total de RAM:: 16 GB
  • Armazenamento instalado:: SSD de 512 GB
  • Padrão:: NVME PCIe 3.0
  • Slot para upgrade de armazenamento:: Não informado
  • Resolução:: 1920 x 1080 pixels (FULL HD)
  • Tamanho: : 15.6 polegadas
  • Taxa de Atualização:: 60 Hz
  • Proporção da Tela:: 16:9
  • HDMI:: 1x HDMI
  • USB:: 1x USB-C, 1x USB 3.1 e 1x USB 2.0
  • Outras conectividades:: 1x RJ-45 (rede) e 1x Leitor de Cartão SD
  • Conexões Wireless:: Bluetooth 4.1
  • Peso:: 1.75 kg

ASUS VivoBook 15 K513E-EJ229T - Veja aqui a ficha técnica completa

Vantagens do VivoBook

Design

Vivobook K513E design
Vivobook K513E design

Se tem uma coisa que o VivoBook traz de bom é seu design, bonito, elegante, chama a atenção. Além disso ele também é relativamente compacto pelo seu tamanho de tela.

Teclado

Gostei muito do teclado deste notebook, ele tem uma curta distância de ativação mas oferece um bom feedback tátil de quando é pressionado, possuindo teclas firmes e bem posicionadas, além de serem retro-iluminadas com uma boa luz de fundo.

Vivobook K513E Teclado
Vivobook K513E Teclado

Desvantagens do VivoBook

Bateria

A grande maioria dos notebooks compactos conseguem oferecer uma boa duração de bateria, no geral acima de 4 horas de uso leve. Infelizmente, o K513E não chega nem perto disso, ficando abaixo das 3 horas de utilização até esgotar a bateria, mesmo com parte deste tempo sendo em stand-by e fora do modo performance. Acredito que os maiores culpados sejam a MX330 sugando bateria quando não deveria e a bateria relativamente pequena de 42Wh.

Preço

Quando comparado aos preços do ano passado, o K513E fazia bastante sentido já que vários modelos com tela somente HD, 8 GB de RAM e SSD de 256 GB ultrapassavam fácil a marca dos R$ 5.000. Já hoje a história é diferente, temos vários concorrentes diretos no mercado e que são inclusive mais baratos, ficando complicado para o VivoBook 15.

Concorrentes

Dell Inspiron 15

Este é o concorrente mais direto ao VivoBook 15, até porque suas especificações são bem parecidas. De vantagens, o Inspiron 15 apresenta memória mais rápida (3200 Mhz vs 2666 Mhz) e também tem 2 slots livres, o seu painel é do tipo VA ao invés de TN, todas suas portas USB são 3.1 ou superior, tem leitor de digitais, sua bateria é de 53Wh (26% maior), sua placa de vídeo é uma MX350 ao contrário da MX330 no ASUS e mesmo com tudo isso ele vende no exato mesmo preço.

Dell Inspiron 15
Dell Inspiron 15

Acer Swift 3

O Swift 3 é certamente o mais barato entre os 3 notebooks citados neste artigo, mas isso não quer dizer que ele é ruim. A primeira vantagem é óbvia, o preço, mas ele ainda tráz de melhorias um Ryzen 5 4500U que tem mais performance que o i7 do VivoBook, sua tela é do tipo IPS, este já conta com o WiFi 6 (802.11a/b/g/n/acR2+ax), sua bateria é 23% maior e ele pesa cerca de meio KG a menos que o ASUS.

Acer Swift 3
Acer Swift 3

Veredicto

ASUS VivoBook 15 K513E-EJ229T
7.0
Prós
  • Design
  • Teclado
  • Performance
Contras
  • Bateria
  • Preço

Apesar do ASUS ser um bom notebook e que não tive reclamações durante sua utilização, seu preço é um tanto quanto salgado para o consumidor brasileiro no geral, e além disso há concorrentes que conseguem trazer ofertas mais interessantes ou na mesma faixa de preço ou até por um pouco menos.

Também temos a inclusão de uma placa de vídeo que apresenta quase a mesma performance dos gráficos integrados, o que não só torna ela quase que "inútil", também faz que a bateria termine mais rápido, o que resulta no ponto negativo que vocês viram mais acima no texto.

Eu gostei de vários aspectos do notebook: ele é leve e compacto pelo tamanho de tela, seu teclado é bem disposto, retro-iluminado e tem bom feedback na digitação e já vem com um SSD de fábrica. Porém quando colocado frente a sua concorrência e preço, ele não seria a minha primeira opção e acredito que de vocês também não.

Minha nota final para ele é 7.