Foi anunciado pela IBM que a empresa está sendo a primeira no mundo a fabricar um chip de 2 nanômetros. De acordo com a desenvolvedora norte-americana de hardware e software, foi comprimido 50 bilhões de transistores em um chip do tamanho de uma unha.

Segundo a IBM, a arquitetura poderá ajudar os fabricantes de processadores a aumentar em 45% o desempenho utilizando a mesma quantidade de energia dos chips de 7nm ou oferecer o mesmo desempenho utilizando 75% menos energia. Para se ter uma ideia, dispositivos mobile como smartphones poderão ter uma duração de bateria até 4 vezes maior ao utilizar chips de 2nm comparado aos de 7nm. De acordo com a IBM, o usuário só precisará carregar o celular a cada 4 dias.

Além do benefício mencionado acima, os notebooks teriam um aumento de velocidade através de processadores com esta litografia. Também haverá melhorias no desempenho de veículos autônomos na detecção e reação a objetos. Outros dispositivos e tecnologias que podem tirar vantagens dos chips de 2nm são os data centers, a exploração espacial, a inteligência artificial, o 5G e 6G, além da computação quântica.

IBM conseguiu desenvolver chips de 2nm antes de seus concorrentes

Ao que parece, a IMB conseguiu produzir chips de 2nm antes de seus concorrentes. No ano passado, a Apple chegou a lançar os processadores M1 e A14, que possuem 5nm, igual a litografia utilizada nos chipsets Kirin 9000 da Huawei. A Qualcomm atualmente produz seu chipset topo de linha Snapdragon 888 com litografia de 7nm.

Lançamento e disponibilidade

Ainda não se sabe quando irão surgir comercialmente processadores de 2nm. Porém, há de se salientar que anunciar chips de 2nm é diferente de produzí-los em escala. Acredita-se que para ocorrer o lançamento de processadores de 2nm ainda levem alguns anos para que cheguem a smartphones e notebooks.