Depois do anúncio do SSD inteligente da Samsung, a IBM decidiu anunciar que está desenvolvendo uma solução de armazenamento empresarial baseada em uma tecnologia criada pela própria empresa. Chamada de FlashCore Module 2 (or FCM2), a tecnologia da IBM combina conceitos antigos com recursos atuais que os SSDs oferecem. Dentre as tecnologias atuais dos solid state drives está a RAM magnorresistiva (MRAM) do Everspin, capaz de proporcionar um cache de gravação inerentemente não volátil que consegue serão rápido quanto a memória encontrada em smartphones e computadores.

Outra alteração considerável é a utilização de QLC de 96 layers (camadas) ao invés de TLC de 64 layers. Com relação ao conceito antigo que voltou à tona, a compressão do FCM2 é parecida com o Doublespace no MS-DOS ou ao programa de compressão Stacker. Entretanto, foi utilizado uma tecnologia que tem origem em na linha mainframe IBM Z, onde a compressão transparece de taxa de linha permite atingir uma taxa de compressão média de 2,28:1 (comparando, temos 2,4:1 para "LTO tape" e 3:1 para o SSD inteligente da Samsung).

Segundo a IBM, será comercializado unidades FlashCore com capacidades variando entre 4,8TB até 38,4TB com capacidade de 11TB a 88TB através da técnica de compactação de arquivos. Lembrando que a Micron lançou sua nova geração de memórias NAND 3D, unidades além de 100TB podem ser possíveis em breve.

Nova tecnologia de SSDs de alta capacidade desenvolvida pela IBM. Fonte: anandtech
Nova tecnologia de SSDs de alta capacidade desenvolvida pela IBM. Fonte: anandtech

O que está por vir?

As unidades de armazenamento IBM FlashSystem são capazes de empacotar até 24 unidades em um rack 2U, sendo capazes de oferecer uma capacidade nativa de 0,76PB com um rendimento de 40Gbps. Ou seja, um gabinete de 42U deverá fornecer uma capacidade de 12,13PB, porém por um preço provavelmente surreal.

O que você achou da notícia? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!