Duas vezes ao ano é refeito o ranking dos 500 supercomputadores mais velozes do mundo. Foi anunciado recentemente que atualmente o computador mais rápido do mundo é o japonês Fugaku, um projeto desenvolvido em Kobe em parceria com a Riken e Fujitsu. O sistema utiliza o chip A64FX de 48 núcleos da Fujitsu e marca a história como o primeiro computador baseado em processadores ARM a obter o topo da lista.

Fugaku alcançou um resultado de 414,15 petaflops no Top500 HPL (High Performance Linpack), um número 2,8 vezes maior que o obtido pelo IBM Summit, o concorrente que chegou mais perto. O supercomputador japonês obteve o primeiro lugar em outros rankings de testes como o Graph 500, HPL-AI e HPCG. Até agora não havia nenhum supercomputador a liderar os quatro rankings de uma só vez.

Geralmente os supercomputadores mais rápidos ficam entre os sistemas norte americanos e os chineses. Esta é o primeiro sistema do Japão a ficar em primeiro lugar no Top500 em nove anos desde o antecessor do Fugaku, o computador K da Riken. Analisando de forma geral, há 226 supercomputadores chineses na lista, 114 dos EUA e 30 do Japão.

Confira abaixo a postagem feita por Satoshi Matsuoka, diretor de Ciências da Computação do Centro RIKEN, mostrando o supercomputador Fugaku:

O supercomputador japonês entrará em operação completa no próximo ano fiscal. Até agora, o computador só foi utilizado com o propósito de pesquisas relacionadas ao COVID-19 como, por exemplo, para ajudar na descoberta de diagnósticos, simulando a propagação do vírus e a eficácia do novo app de rastreamento de contatos do Japão.Espera-se que ele seja útil para muitos propósitos ainda e proporcione uma grande evolução para diversas tecnologias.

O que achou da notícia? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!