Recentemente, durante o 2020 Flash Memory Summit, a Samsung revelou sua nova linha de SSDs inteligentes. Chamados de Computational Storage Drives, eles são SSDs com processador próprio que proporcionam uma aceleração no gerenciamento de banco de dados e virtualização, além de realizar o processamento de vídeo e até rodar uma IA. Segundo a Samsung, seus SSDs inteligentes conseguiram obter uma melhora de 100x nas velocidades de busca, além de aumentar a compressão de dados para armazenar mais arquivos em uma unidade.

A tecnologia de compressão de dados utilizada pela empresa sul coreana em seus Computational Storage Drives é capaz de comprimir 12TB de dados em um chip de memória de flash de 4TB. Esta técnica de compressão vem da Xilinx, uma empresa norte americana de semicondutores comprada recentemente pela AMD por US$35 bilhões. Através de chips FPGA (veja o que são aqui), a empresa tem como objetivo proporcionar soluções de armazenamento eficientes para data centers, pois estes SSDs serão capazes de melhorar consideravelmente os mecanismos de pesquisa, além de servirem para artificial neural networks (redes neurais artificiais), reconhecimento de voz e negociações de ações de alta frequência.

Imagem ilustrativa de um chip FPGA da Xilinx. Fonte: Xilinx
Imagem ilustrativa de um chip FPGA da Xilinx. Fonte: Xilinx

Disponibilidade

Como você provavelmente já deve ter notado, a nova tecnologia desenvolvida foi pensada para a utilização no meio empresarial e é o que irá acontecer por um tempo. Porém, é fato que no futuro esta mesma tecnologia chegará nos PCs domésticos, então prepare-se para mais uma revolução na forma como armazenamos e executamos a leitura de dados.

O que achou da notícia? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!