De acordo com a Sony, o SSD desenvolvido para o PS5 é capaz de realizar carregamentos de jogos como nunca foi visto, embora atualmente não seja uma particularidade do console, pois no Xbox Series X também temos baixos tempos de loading dentro dos jogos e ao alternar entre eles. Mesmo com esta grande vantagem dada aos consoles de próxima geração devido ao uso de SSDs, há um grande problema que assola o Playstation 5 e o Xbox Series X, a falta de espaço devido ao tamanho dos jogos e a capacidade de armazenamento dos aparelhos. Recentemente foi confirmado pelo site The Verge que infelizmente os usuários do PS5 não poderão expandir a capacidade de armazenamento do videogame com um SSD M.2 no dia do lançamento.

Mesmo que o PS5 apresente um slot interno para SSDs M.2 e proporcione uma maneira fácil de acessá-lo, infelizmente ele não estará funcional no dia do lançamento do console. De acordo com a Sony, em entrevista com o The Verge, foi dito que "[Isto] está reservado para uma atualização futura".

Caso você tenha acompanhado todas as novidades sobre o Playstation 5 até agora, deve ter notado que esta informação não é uma grande surpresa. Em março deste ano, durante uma apresentação sobre o PS5, o arquiteto de hardware do Playstation, Mark Cerny, chegou a mencionar que era provável que ocorresse um certo atraso na disponibilização do recurso de expansão da memória interna do console através de um SSD M.2.

Mark Cerny disse durante a apresentação de março:

"Seria ótimo se isso acontecesse até o lançamento, mas é provável que já tenha passado um pouco, então, por favor, espere conseguir aquele drive M.2 até ouvir algo de nós."

De acordo com Mark, o atraso na disponibilização da funcionalidade de expansão da memória interna do PS5 seria devido à falta de SSDs no mercado que atingem uma velocidade suficiente para acompanhar o solid state drive (SSD) que está soldado à placa do console. Foi mencionado também que há de se analisar questões como compatibilidade com a controladora do PS5 e o tamanho físico dos SSDs M.2.

SSD soldado na placa do PS5. Fonte: Sony
SSD de 825GB soldado na placa do PS5. Fonte: Sony

PS5 virá com 667GB de armazonamento disponivel

Para termos uma ideia da grande necessidade do PS5 de utilizar uma forma de expandir sua capacidade de armazenamento, foi noticiado que o SSD do console de 825GB terá somente 667GB disponíveis para instalação de aplicativos e jogos. Esta diminuição da capacidade de armazenamento do Playstation 5 ocorre por conta do espaço ocupado pelo sistema operacional do videogame. Levando isso em consideração, observe abaixo o tamanho de alguns jogos que serão lançados para PS5 em sua estreia:

  • SackBoy: A Big Adventure: 32GB
  • Spider-Man: Miles Morales: 50GB
  • Spider-Man: Miles Morales Ultimate Launch Edition (inclui Spider-Man Remastered): 105GB
  • Demon’s Souls: 66GB
  • Call of Duty: Black Ops Cold War: 133GB

Falta de espaço para jogos não será um problema só do PS5

O problema da baixa capacidade de armazenamento, em vista do tamanho dos jogos que serão lançados, não será exclusivo do PS5, mas também dos consoles de próxima geração da Microsoft. No Xbox Series X, que possui um total de 1TB de capacidade de armazenamento, teremos 802GB livres para instalar aplicativos e jogos. Já o Xbox Series S, que conta com uma capacidade de 512GB, terá somente 364GB de espaço para instalar apps e games.

E importante salientar que no caso dos consoles da Microsoft, a solução para expansão da memória interna dos videogames é proprietária e a princípio só terá a opção com capacidade de 1TB. Ou seja, a chance dos usuários do PS5 gastarem menos para expandir a capacidade de armazenamento do console será maior comparado aos videogames da Microsoft.

O que você acha desta situação de falta de espaço para a instalação de jogos e apps nos consoles de próxima geração? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!