Já faz um bom tempo que não se fala no desenvolvimento de CPUs pela NVIDIA. Anteriormente, a desenvolvedora de chips gráficos lançou em 2014 a CPU Project Denver e seus processadores mobile Tegra K1. Porém, agora a empresa está voltando em grande estilo ao anunciar as CPUs chamadas NVIDIA Grace, um chip de processamento baseado na arquitetura Arm que foi desenvolvido com foco em data centers de inteligência artificial (IA).

Este é um bom momento para a Nvidia começar a se movimentar, principalmente quando se está negociando a compra da Arm por US$40 bilhões. O objetivo da compra da Arm é a "criação da maior empresa de computação do mundo para a era da IA". Com o lançamento deste novo processador Arm, será o ponto de partida da companhia para que futuramente se traga chips para o consumidor comum, onde os processadores M1 da Apple começaram a mudar o conceito de desempenho em notebooks.

A nova CPU Grace leva este nome em homenagem à pioneira da computação Grace Hopper e será lançada em no ano de 2023. Segundo a Nvidia, o novo processador trará "10 vezes mais desempenho comparado aos servidores mais rápidos atualmente nas cargas de trabalho de computação de alta performance e IAs mais complexas". Este anúncio torna o chip atraente para empresas de pesquisa que desenvolvem supercomputadores. Tanto o Centro Nacional de Supercomputação da Suíça (CSCS) quanto o Laboratório Nacional de Los Alamos já assinaram um contrato para construir supercomputadores com a nova CPU em 2023.

Nvidia já possui planos para o sucessor das CPUs Grace

No plano de desenvolvimento do projeto dos chips Grace, já há pretensões de lançar a CPU Grace Next para o ano de 2025. Confira abaixo o slide de apresentação do evento GTC 2021, onde a Nvidia apresentou as novidades sobre seus planos:

Slide revelando as novidades sobre os planos da Nvidia. Fonte: theverge
Slide revelando as novidades sobre os planos da Nvidia. Fonte: theverge

O que você achou da notícia? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!