No início de 2020 a NVIDIA disponibilizou uma tecnologia capaz de suprimir os ruídos de fundo, durante transmissões de áudio ou videochamadas, de maneira impressionante. Para conseguir fazer uso da funcionalidade, era necessário possuir uma placa da série RTX 20 (as RTX 30 também receberam suporte). Felizmente, segundo o site Tom's Hardware, o programa RTX Voice, responsável pelo controle do mecanismo de supressão de ruídos utilizando as placas de vídeo da desenvolvedora de chips gráficos, recebeu uma atualização com suporte oficial (antes havia uma maneira de burlar isso) para as VGAs da série GTX.

NVIDIA RTX Voice pode ser utilizado com a série GTX 600 ou superior

Agora, após o update do programa NVIDIA RTX Voice, é possível utilizar placas de vídeo da série GTX 600 em diante. A tecnologia de supressão de ruídos utiliza IA (inteligência artificial) para aprimorar o processamento do áudio, recomendo ruídos de fundo indesejados, deixando somente a voz da pessoa passar. Segundo a NVIDIA, o RTX Voice utiliza os Tensor Cores, presentes nas placas RTX, para conseguir tal façanha com grande eficiência.

Programa NVIDIA RTX Voice. Fonte: NVIDIA
Programa NVIDIA RTX Voice. Fonte: NVIDIA

RTX Voice já se tornou desatualizado

Apesar da boa notícia para os donos de placas de vídeo GTX, o RTX Voice já tem um sucessor, o RTX Broadcast. Porém, assim como o RTX Voice foi exclusivo em VGAs RTX em seu início, o RTX Broadcast também está sendo. A nova tecnologia combina a funcionalidade do RTX Voice com uma função de personalização nos vídeos transmitidos pelas webcams, permitindo que os usuários insiram fundos virtuais durante as videochamadas. Acredita-se que com isso o RTX Voice não receba mais atualizações com tanta frequência.

O que você achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!