Em dezembro de 2020 a Qualcomm anunciou o Snapdragon 888, processador que é o carro-chefe da empresa para este ano e que está presente em vários smartphones, como no Mi 11 - primeiro celular a ser lançado com o SoC - e linha Galaxy S21, que traz o SD 888 em sua versão que foi lançada nos Estados Unidos e Europa (na América Latina os modelos possuem o Exynos 2100, chipset próprio da Samsung).

Rumores indicam que a empresa está trabalhando para lançar uma nova versão do SD 888, porém sem o 5G e com novidades nos sensores de câmeras, visto que a a fabricante firmou uma parceria com a Leica, que até então prestava seus serviços apenas para as câmeras da Huawei.

Sem 5G mas com novidades

De acordo com vazamentos, a Qualcomm está trabalhando para lançar uma versão mais básica do SD 888, processador potente e que traz suporte para à rede 5G. O modelo "lite" deve trazer novidades para os sensores de câmeras, já que um novo módulo de imagem chamado Leica 1 faz parte do componente, conforme afirma o portal WinFuture.

Um tweet publicado por Roland Quandt - popularmente conhecido por vazar informações sobre próximos lançamentos - indica que o chipset não terá suporte ao 5G e será uma alternativa da fabricante para os smartphones que serão lançados em regiões que ainda não dispõem da nova frequência de rede.

A legenda diz: "A Qualcomm tem uma variante mais acessível do Snapdragon 888 (SM8350) em desenvolvimento. O número de modelo é SM8325 e parece não ter modem 5G integrado nesta versão."

Leia também:

Lançamento

Ainda não sabemos quando o "Snapdragon 888 Lite" será lançado e em quais smartphones estará presente. A proposta é interessante e econômicamente viável para as fabricantes, que poderão revelar aparelhos sem o 5G mas com hardware potente.

Fonte