Caso você já tenha feito um upgrade de hardware de armazenamento, saindo de um SSD para um HD, ou mesmo montando peça por peça um novo PC, provavelmente você já deve ter passado problemas para fixar aquele minúsculo parafuso que fixa SSDs M.2. Pensando em solucionar este problema de uma vez por todas, a Asus desenvolveu uma solução bem interessante que não irá necessitar mais de parafusos.

O nome dado para a solução de fixação encontrada pela Asus é "Q-Latch", que nada mais é do que uma chave feita de plástico que ao seu girada, trava o SSD. A novidade é possível encontra-se nas novas placas-mãe Z590 e B560 da Asus. Porém, segundo o site PCGamesN, infelizmente o sistema de trava não está presente nas placas mais caras da empresa.

Confira abaixo o tweet do perfil oficial da ROG anunciando a novidade:

Sistema de instalação de SSDs M.2 Q-Latch sem parafusos para fixação. Fonte: Asus
Sistema de instalação de SSDs M.2 Q-Latch sem parafusos para fixação. Fonte: Asus

Não é a primeira vez que vemos este sistema de trava

Considerando os notebooks ou desktops voltados para empresas, esta ideia não é de fato nova. Porém, para desktops caseiros, é a primeira vez que se vê algo do gênero.

Solução lançada pela Asus irá facilitar a vida de muitos

Geralmente os SSDs não são vendidos com parafusos para fixação. Ou seja, sempre é necessário guardar os parafusos que vem com a placa-mãe para futuramente usá-los na instalação de um SSD M.2.

Instalar SSDs M.2 pode tornar-se uma tarefa um pouco difícil se a pessoa não tiver experiência. Uma dica é colocar o parafuso na borda do SSD antes de empurrá-lo para encaixar totalmente na placa-mãe, depois é só utilizar a tensão da bola para pressionar o SSD e uma chave de fenda para parafusá-lo.

Quais modelos da Asus possuem o Q-Latch

Confira abaixo quais modelos de placas-mãe da Asus possuem o Q-Latch para a fixação de SSDs M.2 sem parafuso:

  • TUF Gaming Z590-Plus WiFi
  • ROG Strix Z590-A Gaming WiFi
  • ROG Strix Z590-E Gaming WiFi
  • ROG Strix Z590-F Gaming WiFi
  • ROG Strix B560-A Gaming WiFi
  • ROG Strix B560-F Gaming WiFi
  • ROG Strix B560-G Gaming WiFi

Será que irá virar uma tendencia?

Espera-se que a Asus sirva de exemplo para que outras fabricantes façam o mesmo em suas placas-mãe para ajudar os usuários a instalarem com mais facilidade os SSDs M.2. O que você achou da ideia da empresa? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!