A ASUS Republic of Gamers (ROG) anunciou na tarde de hoje, em evento intitulado "ROG For Those Who Dare", na CES 2021, sua seleção de produtos para 2021. Com notebooks voltados para o segmento gamer, a Asus apresentou o Zephyrus Duo 15 SE, o Strix SCAR 15 e Strix SCAR 17 e o ROG Flow X13, além dos ROG Zephyrus G15 e Zephyrus G14, que prometem entregar tecnologia, funcionalidade, design, precisão, durabilidade, processadores ultrapotentes em experiências únicas para seus usuários.

Os modelos apresentados chamaram atenção por conta da tecnologia embarcada, os novos notebooks trazem o que há de melhor em tela, processador, placa gráfica e mais. Estamos falando de notebooks de alta performance para gamers, com intel Core de 11ª geração, Ryzen 9HX e gráficos da NVidia RTX série 3000. Veja alguns detalhes desses novos notebooks ROG.

Zephyrus Duo 15 SE - Edição especial

O Zephyrus Duo 15 SE traz como diferencial sua segunda tela ROG ScreenPad Plus, processadores de última geração e tela principal também atualizada; A Tela secundária de 14,1" é sensível ao toque e, conta com suporte a caneta, isso abre novas possibilidades para streaming, criação de conteúdo e multitarefa; A placa de vídeo dedicada presente no notebook é a GeForce RTX 3080 e seu processador é o Ryzen 9 5900HX que fornece potência de sobra para as mais variadas atividades.

Zephyrus Duo 15 SE
Zephyrus Duo 15 SE

Sua tela principal traz resolução 4K com 120 Hz de taxa de atualização, exibe imagem rigorosamente voltados a jogos e trabalhos criativos, enquanto uma configuração alternativa, traz taxa de atualização de 300Hz, para profissionais de eSports com Adaptive-Sync e cores com validação Pantone; além de resfriamento inovador com mais energia fornecida aos processadores sem aumento nos níveis de ruído.

O Zephyrus Duo 15 SE realmente se destaca. Seu corpo tem apenas 20,9 mm de espessura e pesa apenas 2,4 kg. Feito de alumineto de magnésio, o chassi todo em metal é resistente e durável. O design Dot Insight usa linhas limpas e anodização preta para transmitir uma sensação profissional, que se encaixa em qualquer ambiente, enquanto detalhes polidos a laser e um diamante perfeito adicionam flashes de talento que contrastam com as superfícies furtivas.

ROG Zephyrus G15 e Zephyrus G14

A ASUS também atualizou o ROG Zephyrus G15 trazendo alguns recursos novos, temos aqui processador Ryzen 9 5900HS e placa gráfica RTX 3060, inclui nova bateria de 90 Wh com um carregador de 200 W AC. Ainda assim, ele pode ser usado com seu adaptador de carregamento 100 W Type-C, que está disponível separadamente. A ASUS anunciou uma bateria com duração de 10 horas. Em termos de tamanho, o ROG Zephrus tem uma profundidade de 19,9 mm e pesa apenas 1,9 KG, o que é bastante fino para um notebook para jogos.

ROG Zephyrus G15 e Zephyrus G14
ROG Zephyrus G15 e Zephyrus G14

O ASUS ROG Zephyrus G15 pode ser adquirido em versões com até 32GB de DDR4-3200 SDAM, com os processadores Ryzen Mobile de próxima geração da AMD e os gráficos móveis RTX de próxima geração da NVIDIA. As opções de armazenamento incluem um drive PCIe 3.0 x4 M.2 com 512GB ou 1TB NVMe, é possível escolher entre uma tela com 1080p e taxa de atualização de 144 Hz IPS ou tela com resolução 1440p e taxa de atualização de 165 Hz com 100% de reprodução de cores DCIP-3 e até 400 nits de brilho.

A ASUS, inclui uma interface compatível com Wi-Fi 6 com suporte para dispositivos BT 5.0. Integrado ao G15 está um trio de microfones com três modos (Cardioid, Omni e Stereo), seis alto-falantes integrados, com um touchpad 20% maior do que o modelo Zephyrus 2020 G15.

ROG Strix SCAR 15 e Strix SCAR 17

O destaque para a linha Strix SCAR é sua tela, o Strix SCAR 17" traz tela de 17,3" com taxa de atualização de até 360 Hz e tempo de resposta de 3 ms para uma experiência de eSports sem igual; Em conjunto com os novos processadores NVIDIA e AMD, oferece desempenho superior para eSports.

ROG Strix SCAR 15 e Strix SCAR 17
ROG Strix SCAR 15 e Strix SCAR 17

O ROG Strix e SCAR 15, também traz a mesma resolução de tela, WQHD e também taxa de atualização de 360 Hz. Os notebooks incorporam as tecnologias ROG mais recentes e oferecem opções de cores diferenciadas, além de uma super bateria de 90Wh com suporte para carregamento rápido e adaptadores Type-C de 100W; teclado óptico mecânico, proporcionando respostas rápidas e alta durabilidade.

Ambos os notebooks Strix SCAR contam com placa gráfica GeForce RTX 3080 e processador Ryzen 9 5900HX, assim como o Zephyrus Duo 15 SE, levando o desempenho ao próximo nível. Os notebooks também contam com o suporte para tecnologia NVIDIA Reflex, que reduz a latência em jogos em modo multijogador, e efeitos NVIDIA Broadcast, que adicionam polimento instantâneo às transmissões ao vivo.

ROG Flow X13

Embora os notebooks acima, tenham telas maiores, acredito que o destaque tenha ficado para o ROG Flow X13, que traz tela de 13" com uma dobradiça de 360°, que permite posicionar o notebook em diversas posições até um modo tablet com a tela totalmente voltada para trás.

ROG Flow X13
ROG Flow X13

O notebook também traz alto desempenho para o usuário, apesar de portátil e muito leve, o ROG Flow X13 conta com uma placa gráfica externa, a XG Mobile. O Ultraportátil 2 em 1, possui apenas 15,8 mm de espessura e pesa somente 1,3 kg. Pode ser convertido do modo notebook para modo suporte, tenda ou tablet

A placa gráfica externa conta com a GeForce RTX 3080, interface PCIe personalizada, hub de E/S e adaptador AC de 280 W embutido. O processador é o Ryzen 9 5980HS de 8 núcleos que oferece alto desempenho para jogos e criatividade. Se você pensa que acabou, mesmo tendo suporte para uma placa gráfica externa, o ROG Flow X13 traz embarcada a placa gráfica GeForce GTX 1650, então por si só, o usuário já tem uma experiência satisfatória, que permite jogar hoje a maioria dos títulos do mercado, é possível escolher telas 4K ou FullHD com taxa de atualização de 120 Hz, ambos com Adaptive-Sync.

O "hub" externo XG Mobile permite que os usuários expandam sua configuração. Caso contrário, o conector XG Mobile proprietário inclui uma porta USB 3.2 Geração 2 Type-C adicional que fornece flexibilidade extra. O acessório pesa 1 kg, traz em seu interior a GeForce RTX 3080 com clock de 1810 MHz em 150W, com ROG Boost.

Acessórios e periféricos

ROG Claymore II

A Asus ainda anunciou a segunda geração de seu teclado mecânico, o ROG Claymore II, que traz alguns diferenciais. É possível por exemplo trocar o teclado numérico lateral de um lado para outro, ou simplesmente removê-lo, tornando o teclado 20% menor, além disso conta teclas de macro personalizáveis ​​e retroiluminação RGB por tecla.

ROG Claymore II
ROG Claymore II

É também o primeiro dispositivo a apresentar os próprios interruptores ópticos ROG RX Blue ou Red da Asus com uma vida útil de 100 milhões de teclas pressionadas. O ROG Claymore II se conecta via cabo USB-C ou sem fio via 2,4GHz. Se você usá-lo sem fio, sua bateria de 4.000 mAh deve durar até 40 horas.

ROG Gladius III Wireless

A Asus também anunciou seu novo mouse para jogos, o ROG Gladius III Wireless, ele se parece com o Razer DeathAdder V2. O sensor do novo dispositivo suporta até 19.000 DPI e pode ser conectado com um fio ou sem fio via 2,4 GHz ou Bluetooth.

ROG Gladius III Wireless
ROG Gladius III Wireless

A Asus diz que uma versão puramente cabeada deste mouse será lançada em algum momento no futuro.

Preço e disponibilidade

Não sabemos ainda se a Asus trará para o Brasil algum desses modelos. Porém a empresa vem apostando suas fichas cada vez mais por aqui. Então não ficaria surpreso ao ver esses super notebooks por aqui. Eu mesmo adoraria testar cada um deles e trazer minhas impressões para você. Quem sabe num futuro próximo tenhamos essa oportunidade.