Nos últimos meses a Mediatek vem trabalhando em chipsets de 6 nanômetros (nm) e há pelo menos três versões diferentes, sendo um processador de entrada, intermediário e topo de linha, que provavelmente pertencerá ao segmento Dimensity Series. Em alguns testes de desempenho realizados pelo Geekbench, o modelo MT6893 foi analisado junto do Snapdragon 865, que será lançado no mês de dezembro pela Qualcomm.

O processador terá suporte à conexão de rede 5G e estará presente nos smartphones que serão lançados a partir do primeiro trimestre do ano que vem, como no Xiaomi Mi 10, além de vir em outros flagships de outras fabricantes.

Sobre o Snapdragon 865

O chipset da Qualcomm é um octa-core (oito núcleos), sendo o principal deles o Kyro 585 capaz de chegar à frequência máxima de 2,84 Ghz, com isso sendo capaz de executar jogos que demandam mais desempenho do processador ou várias atividades em segundo plano.

A GPU (Graphics Processing Unit) é a Adreno 640, tendo um aumento de 25% na rederização gráfica se comparado com a geração anterior.

MediaTek MT6893

Assim como o anterior, o MT6893 também é um octa-core, trazendo como núcleo principal um Cortex-A78 rodando a 2,8 Ghz. O processador também tem outros núcleos executando em frequências mais baixas, sendo quatro deles a 2 Ghz e o restante em 2,6 Ghz.

Quanto à unidade de processamento gráfico o componente dispõe da GPU Mali-G77 MC.

Leia também:

Testes de desempenho

Por enquanto ainda não temos comparações oficiais entre os dois processadores, porém com base na imagem abaixo é possível observar que a MediaTek está aprimorando seus chipsets e batendo de frente com a Qualcomm, que até então liderava o mercado, superando, inclusive, o Exynos da Samsung.

GeekBench 5: MT6893 • Xiaomi Redmi K30 Ultra (Dimensity 1000+) • OnePlus 8 (SD865)
GeekBench 5: MT6893 • Xiaomi Redmi K30 Ultra (Dimensity 1000+) • OnePlus 8 (SD865)

Não há mais informações sobre a arquitetura do processador,

Fonte: GSM Arena.