Neste final de semana foi revelada uma foto que mostra dois protótipos da próxima geração das placas de vídeo da NVIDIA, a RTX3080. Dificilmente os lançamentos de VGAs trazem uma boa inovação no quesito de refrigeração, porém não é o que ocorreu desta vez. A desenvolvedora norte americana parece estar trazendo desta vez algo especial para os seus fãs.

O novo design da GPU parece de cara estranho do que costumamos ver normalmente. A primeira coisa que se nota é que há um cooler na parte inferior da placa e outro na parte superior. Outro ponto que se observou uma mudança foi no conector de energia, que não está visível. Por último vemos que o PCB da VGA tem apenas dois terços do comprimento do chassi da placa, como você pode conferir acima.

Protótipos da placa de vídeo Nvidia RTX3080. Fonte: chiphell
Protótipos da placa de vídeo Nvidia RTX3080. Fonte: chiphell

Formato do resfriamento é bom ou ruim?

O formato das aletas do dissipador impede que o fluxo de ar escape pela lateral da VGA, uma característica que vai para o lado oposto de uma placa de vídeo convencional. Nesta versão da placa, temos um cooler na ponta que puxa o ar para dentro da estrutura e outro próximo a parede do gabinete, que expele o ar quente.

Entretanto é importante salientar que as cores estão opacas, os dissipadores estão desalinhados e não há mais nada escrito além dos logos "RTX3080" e "Geforce RTX". Devido a isto, há a possibilidade de que estas placas sejam de um OEM menor do que os modelos de referência da Nvidia.

Embora estas fotos possam indicar um lançamento próximo, não tem como saber em que etapa a Nvidia se encontra no desenvolvimento de suas placas.

O que você achou da novidade? O design lhe chamou a atenção? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!