Com o sucesso dos processadores de 7nm da arquitetura Zen 2 no mercado de computadores de mesa, a AMD aproveita e lança a sua nova linha de processadores para laptops, os Ryzen 4000.

De momento, a marca mostrou 7 modelos distintos, 2 da série H e 5 da série U. A série H tem foco em performance, então provavelmente veremos estes modelos em Laptops Gamers e/ou de alta performance. Já a série U tem foco em eficiência energética, onde o equilíbrio entre performance e consumo de bateria é extremamente importante.

A ASUS já deu o primeiro passo na utilização dos novos processadores em seus laptops, trazendo modelos da linha ROG e TUF equipados com os novos membros da família AMD. A Lenovo também não ficou para trás, e trouxe o novo Ryzen 7 4800U no YOGA Slim 7.

Ryzen 4000 U-Series
Ryzen 4000 U-Series

Acima podemos ver a lista de processadores da série U da AMD, notem que toda a linha pode ter seu TDP configurável entre 12W e 25W, onde a fabricante - como a ASUS e a Lenovo - escolhe a configuração que lhe agradar mais.

E não podemos esquecer da série H, que faz parte de um nicho do mercado que ainda é bem relevante, pois a performance ajuda a ditar o que veremos no mercado de Notebooks eficientes em alguns anos.

Ryzen 4000 H-Series
Ryzen 4000 H-Series

Por se tratarem de modelos focados em performance, o seu consumo máximo sobe para 45W, o que já impacta bastante a longevidade da bateria do notebook que utilizá-lo.

Além do consumo, a performance da série U e H também são extremamente importantes, então iremos deixar uma pequena galeria com dados que a própria AMD mostrou no palco da CES 2020. Também há uma imagem que explica um pouco sobre a eficiência energética das CPUs, e como chegaram ao nível demonstrado.

Ressaltamos que dados que as próprias fabricantes mostram sobre seus produtos sempre devem ter aquele grau de desconfiança, para dados mais realistas, esperem reviewers receberem os produtos e trazer dados mais concretos para vocês.

Ainda assim, este lançamento define mais um marco para a AMD, onde a empresa está tomando a liderança no mercado de processadores, e a competitividade acaba por ficar bem grande, o que beneficia a todos nós consumidores.