A Intel anunciou que está trazendo novas GPUs para o meio computacional de alto nível, focado em pesquisas e estudos científicos. O anúncio foi feito durante o evento da Supercomputing 2019, que acontece na cidade de Dallas nos EUA, e que teve duração de 5 dias, entre 17 e 22 de Novembro.

Antes de irmos adiante, vamos esclarecer dois termos que serão usados na notícia: IA e HPC.

IA é a abreviação usada para Inteligência Artificial, que é a "Inteligência dos Computadores". Há vários tipos de implementações para teste tipo de tecnologia, e ela está presente em quase todos os produtos tecnológicos que consumimos atualmente.

Já o termo HPC se refere a "High Performance Computing", ou Computação de Alta Performance. Este termo é usado para quando se fala sobre Supercomputadores, e é mais uma abreviação do longo termo para computadores usados em grandes pesquisas.

Junto com o anúncio das novas GPUs focadas em HPC, a Intel também falou sobre novas ferramentas para programadores e elaborou um pouco sobre seu foco em Inteligência Articial, que vem ganhando cada vez mais atenção de empresas do ramo.

Ponte Vecchio GPU
Ponte Vecchio GPU

Mesmo com sua empresa rival apresentando grandes avanços na indústria de processadores, a Intel ainda mantém uma boa dominância no mercado de supercomputadores e pesquisa computacional, com grande foco disso sendo em Inteligência Artificial, a famosa IA.

Raja Koduri, vice-presidente sênior, arquiteto-chefe e diretor geral de arquitetura, gráficos e software na Intel deu a seguinte declaração sobre o assunto:

"As cargas de trabalho HPC e IA demandam diversas arquiteturas, desde CPUs, GPUs e FPGAs de uso geral, até NPPs mais especializados, apresentados pela Intel no início do mês."

"Simplificar a habilidade dos nossos clientes de impulsionar todo o poder dos diversos ambientes de computação é fundamental, e a abordagem da Intel prioriza softwares que ofereçam uma abstração única e escalável para arquiteturas heterogêneas."

Estratégia da Intel para convergência de Inteligência Articial e HPC

Sua estratégia de conversão dos dois modelos de pesquisa é feita pelo meio das novas GPUs, que foram apelidadas de Ponte Vecchio, e elas unem grande desempenho e alta flexibilidade, com concentração em trabalhos de Modelagem/Simulação HPC, assim como o treinamento de IA.

O planejado é unir a alta performance destes chips gráficos ao uso dos Intel® Xeon® nos supercomputadores, e assim elevar o nível de performance destes HPCs, reduzindo o tempo de resultados necessários para o avanço em pesquisas específicas.

Ponte Vecchio GPU
Ponte Vecchio GPU

Assim como teremos suporte a novos Hardwares, também vimos novas implementações de ferramentas em formato de programas (software) e que "unificam" fluxos de trabalho, facilitando a vida de programadores.

oneAPI

A oneAPI trata sobre uma arquitetura de programação, que pretende facilitar a vida de programadores. A idéia é que ela disponibilize uma plataforma modular, onde o próprio programador possa escolher a arquitetura de preferência, diminuindo a complexidade e a necessidade de ter várias bases de códigos separadas, ao mesmo tempo que mantém o mesmo fluxo do trabalho.

A marca também deixou claro que a oneAPI ainda se trata de um produto Beta, ou seja, em fase de testes, e que a idéia é oferecer um ambiente um amplo ambiente com grande portfólio de ferramentas que inclui bibliotecas, compiladores e debuggers.

Suas versões iniciais contam com suporte limitado a processadores Intel® Xeon®, Intel® Core™ com gráficos integrados e FPGAs Intel®, com uma gama maior de suporte será adicionado conforte a própria API é atualizada.

Se você tem interesse em participar da Beta e testar as novas ferramentas, basta acessar o link abaixo, disponibilizado pela própria Intel.