Depois de diversos rumores, enfim a Intel anunciou oficialmente os novos modelos de processadores W da linha Xeon. Os processadores Xeon são desenvolvidos para utilização em workstations e os novos modelos estão com valores mais convidativos comparado ao ano passado.

Os processadores Xeon são utilizados geralmente para atividades mais exigentes como, por exemplo, renderização e modelagem 3D. Na edição de vídeo, os novos modelos conseguiram ser cerca de 97% mais rápidos comparado às versões lançadas a 3 anos atrás. Já para atividades mais extremas, que exigem muito do processamento, o Intel Boost Max 3.0 aumentará o clock do processador para até 4,8GHz.

Mas as novidades não param por aí, a Intel aprimorou também os processamentos de IA (Inteligência Artificial) dos seus processadores. Através do Intel Deep Learning Boost, é realizado o aumento em até 2,2x na performance do processador para processos que utilizam IA.

Imagem ilustrativa. Fonte: Intel
Imagem ilustrativa. Fonte: Intel

Ao todo, foram 8 novos processadores Intel Xeon anunciados, com valores variando de US$294 a US$1333. O flagship (modelo topo de linha) da linha Xeon, o W-2295, possui 18 núcleos físicos e 36 trheads. Confira os detalhes de cada modelo na imagem abaixo.

Tabela de modelos dos novos processadores Intel Xeon W. Fonte: Intel
Tabela de modelos dos novos processadores Intel Xeon W. Fonte: Intel

O que achou dos novos processadores, voltados para empresas, anunciados pela Intel? Pegaria algum deles ou preferiria pegar a linha voltada para workstations da AMD (EPYC)? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!

Fonte: Intel