Muitas vezes quando compramos alguma peça de computador nova da internet ou até um computador completo já montado, gostamos de verificar se a peça que chegou é realmente a que foi comprada.

Se você comprou uma peça em específico o visual pode enganar e uma verificação mais profunda pode revelar se está tudo correto ou não, já se você comprou um computador já montado, abrir o mesmo pode resultar em perda da garantia.

Neste tutorial, iremos ensinar como verificar estas informações diretamente do Windows, sem precisar sair de sua confortável cadeira.

Meme

Softwares de Informações de Hardware

Felizmente opções de programas que consigam puxar toda essa informação para nós não faltam, há muitas alternativas tanto em opções pagas quanto a opções sem custo algum.

Irei mencionar ambos os tipos de Softwares, pagos e grátis, assim você pode decidir qual é o que se encaixa melhor para o seu uso.

CPU-Z

CPU-Z Wallpaper
CPU-Z Wallpaper

O CPU-Z é um dos mais famosos e mais usados mundialmente, ele é simples e fácil de usar e mostra basicamente todas as principais informações de cada peça dentro de seu computador, assim como algumas informações adicionais, além de ser gratuito.

Tela inicial do CPU-Z
Tela inicial do CPU-Z

Ele consegue ler modelo, fabricante, versão, ano, especificação, voltagem, clock, velocidade, latência, frequência, cache, versão da Bios e mais algumas informações sobre seu computador.

Além dessas leituras, este Software também inclui ferramentas de Stress e Benchmark de CPU com Single e Multi Core tests, onde você pode verificar se seu Processador está tendo uma performance adequada e também dar uma olhada nas temperaturas com o Stress test.

Aba Bench no CPU-Z
Aba Bench no CPU-Z

Você pode baixar o CPU-Z diretamente do site da CPUID, onde você encontra várias versões disponíveis. Recomendamos que baixe a primeira opção já que é só clicar para instalar após baixar.

Opção recomendada está circulada
Opção recomendada está circulada

AIDA64 Extreme

AIDA64 Wallpaper
AIDA64 Wallpaper

Conhecido por praticamente todos os entusiastas de computadores, o AIDA64 é um dos Softwares mais antigos e completos que temos e é pago, felizmente caso você queira só dar uma olhada, é possível usar o mesmo por 30 dias dentro de uma licença de testes, no entanto após este período você precisará pagar pelo programa.

O que existe conectado em seu computador o ele vai achar e trazer todas as informações possíveis, de seu monitor até seu teclado e mouse, assim como todas as outras peças dentro de seu gabinete.

Algumas informações do nosso computador
Algumas informações do nosso computador

Além de todas essas informações - que não são poucas -, você tem ferramentas dentro do programa que permitem testar quase todas as peças de seu computador, ele consegue pôr stress na CPU, FPU, Memória, HD/SSD, Cache e GPUs, e se você quiser (não queira) tudo isso ao mesmo tempo. Caso queira acessar as mesmas, basta ir na aba ferramentas na barra superior.

Aba de ferramentas está circulada
Aba de ferramentas está circulada
Ferramenta de Stress do AIDA64
Ferramenta de Stress do AIDA64

Também temos 3 tipos de Benchmark inclusos no Software, eles são de GPU (placa de vídeo integrada ou separada), Memória Ram/Cache e de HD/SSD. Estes Benchmarks são executados separadamente.

Benchmark de GPU
Benchmark de GPU
Benchmark de HD/SSD
Benchmark de HD/SSD
Benchmark de memórias/cache
Benchmark de memórias/cache

O AIDA64 ainda consegue criar relatórios em .TXT ou .HTML com todas as informações de seu computador.

Parte de um relatório gerado pelo AIDA64
Parte de um relatório gerado pelo AIDA64

Resumidamente, se você o que tem de bom e de melhor, o mais completo Software, AIDA64 Extreme é a opção que você procura.

O Download é feito diretamente da Aba de Downloads do site e a versão paga custa 39.95U$D para 3 computadores, com a IOF e o preço do dolar atual o valor gira em torno de 160R$.

GPU-Z

Página inicial (Screenshot feita usando a ferramenta inclusa)
Página inicial (Screenshot feita usando a ferramenta inclusa)

Este programa é mais voltado para Placas de Vídeo e é basicamente uma versão extendida da aba Graphics do CPU-Z, mesmo não sendo do mesmo desenvolvedor.

Neste programa você tem todas as informações possíveis da sua placa de vídeo, você pode por exemplo verificar o ASIC Quality indo na aba Advanced e clicando em ASIC Quality (Quanto maior a porcentagem, mais fácil é de atingir Clocks mais altos com menos voltagem adicional na GPU).

Aba ASIC Quality
Aba ASIC Quality

Ele também vem com a função de tirar uma Screenshot das informações mostradas no momento, muito útil quando se tenta bater recordes de Overclock em GPU (a primeira imagem mostrando o Software).

O GPU-Z pode ser baixado neste site e assim como o CPU-Z, é totalmente grátis.

Já conhecia estes programas? Quais outros programas você recomenda? Comentem aí!