Hackers conseguiram infectar 200 mil roteadores da MikroTik para mineração de criptomoedas. A rede de dispositivos afetados é imensa no Brasil e chegou a criar uma rede de bots XMR. Os cibercriminosos conseguem infectar os dispositivos que estão vulneráveis com o CoinHive, um código malicioso. Desta forma, com o trafego web modificado nos roteadores de maneira silenciosa é minerada a moeda digital Monero.

A descoberta sobre os 200 mil roteadores que vem sendo utilizados para mineração de criptomoedas via botnet, ocorreu na última segunda-feira (30) pelo perfil Malware Hunter BR, no Twitter.

Com isso, como o roteador afetado pelo CoinHive utiliza os recursos computacionais do seu notebook ou PC para minerar criptomoedas, isso influencia no desempenho do dispositivo, na vida útil, assim como no consumo de energia.

É preciso fazer o download do pacote de atualização de abril
É preciso fazer o download do pacote de atualização de abril

Simon Kenin, um pesquisador de segurança do SpiderLabs, disse "Deixe-me enfatizar o quão perigoso é esse ataque. Existem centenas de milhares desses dispositivos em todo o mundo, em uso por provedores e organizações e empresas diferentes, cada dispositivo atende pelo menos dezenas, se não centenas de usuários diariamente".

Vale ressaltar que como o último pacote de atualização da Mikrotik foi lançado em abril, o qual corrige a brecha de segurança que permite a instalação deste script malicioso. Porém, a grande maioria dos usuários domésticos não estão habituados a realizar os updates de segurança nos seus roteadores, pois raramente ocorrem e não de forma automática.

A MikroTik teria aproximadamente 1,7 milhão de roteadores, segundo o Bleeping Computer. Isso significa que o ataque ainda pode se propagar nos próximos dias caso os usuários não realizem o update de abril. Para fazer o donwload, acesse a página oficial da empresa e siga as instruções de instalação.