A Google I/O 2022, nova edição anual da conferência de desenvolvedores do Google, está marcada para acontecer nesta quarta-feira (11) às 14h (horário de Brasília). O evento tem como objetivo auxiliar os desenvolvedores a aproveitarem da melhor forma as ferramentas e plataformas oferecidas pelo Google, porém haverá também revelação de novidades interessantes para o público geral. Sabe-se que haverá o anúncio de novos hardwares e softwares que serão lançados nos próximos doze meses.

Para este ano, rumores de que o Google anuncie seu primeiro wearable, o Pixel Watch, além de um modelo intermediário do celular Pixel 6, lançado originalmente em 2021. Acredita-se também que seja lançado um novo modelo de fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS, entre outras coisas mais.

Em termos de software, o Google deverá focar nos recursos do Android 13, nova versão do sistema operacional mobile, previsto para ser lançado no final do ano. Além disso, poderá haver a revelação de novos recursos para plataformas como Wear OS e Android TV. O Google Docs e o Google Maps podem receber algumas melhorias também.

Pixel Watch pode ser anunciado

Há muito tempo há rumores de que o Google lançará seu primeiro smartwatch, mas isso nunca se concretizou. No Google I/O 2022 acredita-se que finalmente a empresa lance seu wearable Pixel Watch. Já houve indícios disso com o vazamento de especificações, design e um registro de patente.

Um protótipo do Pixel Watch vazado entre um Apple Watch de 40 mm (à esquerda) e um Samsung Galaxy Watch de 46 mm. Fonte: tagtech414 (Reddit)
Um protótipo do Pixel Watch vazado entre um Apple Watch de 40 mm (à esquerda) e um Samsung Galaxy Watch de 46 mm. Fonte: tagtech414 (Reddit)

Pixel 6A, celular intermediário, tem chances de ser lançado

O Google tem disponibilizado nos últimos anos um modelo mais acessível do seu celular Pixel. Neste ano, acredita-se que a empresa lance uma versão intermediária do Pixel 6 chamada Pixel 6A. Rumores dizem que esta atualização poderá ser um pouco diferente, comparado às séries "A" anteriores.

Renderizações não oficiais do design esperado do Pixel 6A. Fonte: Steve Hemmerstoffer/91Mobiles
Renderizações não oficiais do design esperado do Pixel 6A. Fonte: Steve Hemmerstoffer/91Mobiles

Rumores dizem que o Pixel 6A pode contar com o mesmo processador Tensor, presente no Pixel 6. Além disso, em termos de câmeras, o sensor principal deverá ser de 12 MP ao invés de um de 50 MP, presente no modelo principal.

Fones de ouvido TWS "profissionais"

Embora não tenha muita força, começou a ser circulado um boato recente soltado por Jon Prosser, onde é dito que o Google estaria se preparando para revelar um novo modelo de fone de ouvido in-ear TWS, o Pixel Buds Pro. Entretanto, ainda não se sabe nada sobre seus recursos ou especificações.

O Google vende atualmente só um fone de ouvido TWS, o Pixel Buds A-Series, uma versão "acessível" dos Pixel Buds. Porém, como os Pixel Buds já foram descontinuados, a empresa está vendendo somente o modelo mais acessível.

Android 13 terá mais detalhes revelados

O Android 13 é o próximo sistema operacional (SO) mobile da Google e é muito esperado por seus usuários. Atualmente o SO está em sua versão beta e é possível ver um pouco do que os desenvolvedores pretendem trazer. Até o momento, sabemos que a nova versão do SO deverá continuar o que o Android 12 começou. Trazendo, por exemplo, temas personalizáveis e quais informações os aplicativos instalados têm acesso.

Android 12L, versão do SO voltado para dobráveis, poderá ter mais detalhes revelados

O Android 12L, versão do sistema operacional mobile do Google voltada para celulares dobráveis, deverá ter mais detalhes revelados. Além disso, acredita-se que a empresa esteja trabalhando no desenvolvimento de dois smartphones dobráveis próprios.

Nest Hub pode ganhar sucessor

Após relatos do site 9to5Google, surgiram rumores de que o Google poderia estar desenvolvendo um novo Nest Hub com tela removível que pode ser utilizado como tablet. Caso vire realidade, teremos um formato de dispositivo interessante para controlar aparelhos inteligentes em casa.

Imagem do possível novo Nest Hub. Fonte: 9to5google
Imagem do possível novo Nest Hub. Fonte: 9to5google

Wear OS e Android TV podem ganhar novas atualizações

Além de novidades sobre o Android 13 e o Android 12L, o Wear PS e o Android TV poderão ganhar atualizações. Caso isso não ocorra no Google I/O 2022, acredita-se que aconteça pelo menos a fusão do Android TV com o Tizen da Samsung.

O Google TV também tem chances de ganhar novidades, incluindo recursos voltados para exercícios em casa. Além disso, poderá haver também mais controles inteligentes e um serviço de videoconferência.