O Google Trends é uma ferramenta poderosa e gratuita, fornecida pelo Google para ajudar os usuários a entender as tendências de pesquisa. É possível conferir as pesquisas em alta por regiões, idiomas e período de tempo. O Google Trends pode ser usado para fins de curiosidade e também para fins de marketing de conteúdo.

Este artigo lhe dará uma visão geral de como o Google Trends funciona, além de algumas dicas de como tirar um maior proveito da ferramenta.

O que é o Google Trends?

O Google Trends é uma ferramenta na internet que ajuda os usuários a visualizar e descobrir tendências no comportamento de pesquisa das pessoas dentro das ferramentas Google Search, Google Notícias, Google Imagens, Google Shopping e YouTube.

Crédito: Reprodução / Google.
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É uma ferramenta extremamente útil para avalias o sucesso da estratégia de SEO de uma empresa. Ele não só permite que os usuários vejam quais tópicos e consultas têm sido populares nas pesquisas, mas também dará acesso a dados contendo a frequência com que pesquisas específicas foram feitas ao longo de um determinado período de tempo, que você pode especificar nos filtros.

Os dados podem então ser visualizados pelo Google, produzindo um gráfico de tendências do tópico pesquisado ao longo do tempo selecionado, permitindo que você analise eficientemente os resultados.

O gráfico do Índice de Volume de Pesquisa pode ser usado para visualizar as consultas de até 5 pesquisas diferentes ao mesmo tempo, permitindo que você realize análises e pesquisas comparativas.

Crédito: Reprodução / Google.
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O Google Trends é bastante simples, mas existem algumas métricas importantes de serem entendidas.

Como funciona o Google Trends

O Google Trends analisa os dados de pesquisa e pega uma amostra com base em um período de tempo definido por você. Você pode definir um período de tempo de 2004 até a última hora. Você também pode definir um período de tempo personalizado se estiver interessado em ver as pesquisas em um tempo específico.

Crédito: Reprodução / Google.
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Mas é importante enfatizar que o Google Trends mostra dados relativos, não dados quantitivos. Isso significa que o gráfico mostra a popularidade do termo de pesquisa, em vez de quantas pesquisas foram feitas.

Os dados compreendem quantas do total de pesquisas feitas durante um período de tempo. Você também pode comparar até cinco termos de pesquisa diferentes.

Uma vez que o Trends mostra uma soma normalizada de consultas de pesquisa amostradas de todas as consultas de pesquisa na rede do Google, os números e as linhas de tendência do gráfico mostram popularidade em uma escala e não no volume específico de pesquisas.

Então, quanto mais perto a tendência é de 100, mais popular ela é e quanto mais perto ela estiver de 0, menos popular é o termo de pesquisa.

Crédito: Reprodução / Google.
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Você também pode filtrar seus dados para ver resultados mais específicos. Os filtros disponíveis no Trends incluem:

  • Tempo: Períodos de tempo atuais e personalizados;
  • Região: País, Estado, Província e outras regiões geográficas;
  • Categorias Mundiais: Categorias atuais como Artes e Entretenimento, ou Tudo de uma vez;
  • Pesquisa na Web, Pesquisa de Imagens, Pesquisa de Notícias, Pesquisa no YouTube ou Google Shopping.

Quando se trata de tendências na pesquisa do Google, você pode encontrar o que, quando e onde muito facilmente!

Tendências em ascensão e tópicos de fuga

Às vezes, existem consultas de pesquisa especialmente populares que aumentam rapidamente em um período relativamente curto de tempo. Essas consultas são consideradas "Em ascensão".

Crédito: Reprodução / Google.
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Na tabela "Pesquisas Relacionadas", as principais consultas de pesquisa relacionadas a "iPhone" são rotuladas como ïmessage iphone". Isso significa que a consulta aumentou pelo menos 2.700% durante o período de tempo selecionado, o que é um aumento muito significativo.

Usando o Google Trends para pesquisa de mercado

Com uma compreensão básica de como o Google Trends funciona, você pode aplicar esse conhecimento ao uso do Trends para fazer uma pesquisa de mercado e otimização de mecanismos de busca (SEO).

Três fatores a serem mente ao usar o Google Trends para marketing empresarial:

  • Geografia - Onde as pessoas estão procurando?
  • Sazonalidade - Quando as pessoas estão procurando?
  • Relevância - O que as pessoas estão procurando e em que plataforma?

Geografia

Comparar diferentes consultas de pesquisa pode compartilhar insights sobre quais termos são pesquisados mais do que outros. Por exemplo, o termo de pesquisa "iPhone" é mais popular do que "Samsung Galaxy"? A popularidade de uma pesquisa é a mesma na pesquisa na Web e no Google Shopping? Onde no Brasil é o termo "iPhone" o mais pesquisado?

Créditos: Reprodução / Google.
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Você pode se surpreender ao descobir que no último ano, as pessoas pesquisaram mais o termo "iPhone" no Maranhão do que no Rio Grande do Sul. Se você tem uma loja que vende iPhones, você poderia ter mais sucesso anunciando o produto no estado do Maranhão em 2021.

Sazonalidade

Muitos termos de pesquisa podem ser afetados pela sazonalidade. Quantas pessoas estão procurando pelo termo "Carnaval" em fevereiro ou em novembro?

Créditos: Reprodução / Google.
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Um proprietário de hotel na serra gaúcha, por exemplo, pode querer saber qual o melhor momento de anunciar online os seus serviços. Com base no Google trends, ele pode chegar a conclusão de que no inverno um anúncio envolvendo o nome da cidade "Gramado" poderia ter mais sucesso.

Créditos: Reprodução / Google.
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A sazonalidade pode ajudá-lo a planejar campanhas publicitárias sabendo quando começar a aumentar o investimento em marketing digital.

Relevância

Pode haver milhares de pessoas procurando seu produto ou serviço, mas não estão encontrando você online porque o site da sua empresa só fala sobre iPhone, enquanto as pessoas pesquisam outros smartphones, por exemplo. Estamos falando do mesmo tipo de produto, mas um termo pode ser mais popular do que o outro.

Tenha em mente que a plataforma que as pessoas estão usando para pesquisar também pode mudar a popularidade de uma consulta. Você pode descobrir que mais pessoas estão usando um termo específico em uma pesquisa na Web quando comparadas a uma pesquisa de imagem ou google shopping.

Usando o Google Trends para pesquisa de palavras-chave

Quando você compara ferramentas de pesquisa de palavras-chave, como Google Keyword Planner e o Google Trends, o primeiro mostra volume de pesquisa, enquanto o segundo mostra pesquisas relativas a todas as consultas de pesquisa do Google.

Créditos: Reprodução / Google.
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Os benefícios de usar o Google Trends é que você pode ver consultas de pesquisa de tendências por popularidade quase em tempo real. Para uma rápida comparação da popularidade da palavra-chave, vamos comparar "a presidente" com "a presidenta".

Você pode não saber de que há duas maneiras corretas de se refirir a uma presidente do sexo feminino no singular. Mas, parece que "a presidente" é o vencedor do voto popular em vez de "a presidenta".

Créditos: Reprodução / Google.
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Nota: Cuidado com picos enganosos de dados. Tópicos quentes podem disparar em questão de horas, mas olhar para o quadro geral revelará quanto tempo a popularidade realmente durou.

Por exemplo, nos Estados Unidos, quando o Disney Plus foi lançado, passou a Netflix em poucos dias. Mas, dois meses depois, o Disney Plus voltou a ficar abaixo da Netflix em volume de pesquisas.

Créditos: Reprodução / Google.
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Isso demonstra a rapidez com que as tendências de pesquisa podem subir e cair.

Se você precisa de uma comparação rápida de várias frases durante o seu processo de pesquisa de palavras-chave, nenhuma ferramenta supera o Trends. Se você precisa saber qual pergunta é a mais comumente feita, ou qual frase é mais comum, (por exemplo: "manutenção de piscina" vs. "limpeza de piscina") o Google Trends pode fornecer-lhe a resposta para que você esteja usando as frases-chave certas.

Créditos: Reprodução / Google.
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Usando os três fatores mencionados, sazonalidade, relevância e geografia, você pode identificar quais frases usar no momento certo. Você pode criar um calendário editorial com base no fluxo de comportamento de pesquisa ao longo do ano.