Oficina da Net Logo

4 Dicas para otimizar imagens e melhorar o SEO do seu site sem perder resolução

Priorizar a otimização de imagens é uma das maneiras mais simples de acelerar o tempo de carregamento do seu site.

Por | @oficinadanet SEO Pular para comentários

A otimização de imagem é uma das partes mais importantes para melhorar a velocidade do seu site ou blog. E provavelmente você quer reduzir o tamanho sem perder a qualidade da resolução. Mas nem sempre isso é fácil, porque imagens em alta resolução acabam resultando em arquivos enormes. Felizmente, existem várias maneiras de como otimizar imagens sem perder resolução.

Se você tem um site, as imagens grandes causarão lentidão, perderão posições nos rankings de SEO do Google. Isso porque muitas pessoas com internet mais lenta, acabam desistindo de acessar a página por ela demorar demais para carregar. 

Confira as Ferramentas gratuitas de SEO

Como otimizar imagens sem perder qualidade

1. Redimensione a imagem

A primeira coisa que você deve fazer é redimensionar a imagem para a resolução adequada. Se você estiver redimensionando uma imagem para ser usada como fundo de tela inteira, sugiro dimensionar sua imagem para cerca de 2000 pixels de largura. O conteúdo do site normalmente tem cerca de 900 a 1200 pixels de largura, portanto, lembre-se disso ao dimensionar uma imagem para sua página.

2. Escolha o formato de arquivo correto

Cada tipo de arquivo tem seus prós e contras, e saber qual deles usar pode fazer uma enorme diferença no desempenho do seu site. Aqui está um guia rápido dos três principais formatos de arquivo de imagem na Web, e para o que eles são mais adequados.

JPEG

  • O tipo de arquivo mais popular na web
  • Bom para fotos ou imagens complexas, devido à enorme paleta de cores permitida no formato.

PNG

  • Alta qualidade, mas o tamanho do arquivo pode aumentar rapidamente com cores e detalhes adicionais.
  • Pode lidar com transparência (ótimo para arquivos de logotipo)
  • Processa áreas planas de cor muito bem.

GIF:

  • Tamanho enorme de arquivo
  • Pode conter animações
  • Não recomendado, a menos que seja usado para pequenas animações.

3. Comprima suas imagens

A segunda etapa na otimização de imagens é a compactação. Esse processo reduz sua imagem por meio de um algoritmo, que diminui drasticamente o tamanho do arquivo de imagem. 

Existem várias ferramentas on-line que recomendamos para a compactação de imagens. Todos eles fazem essencialmente a mesma coisa, mas você pode preferir usar um sobre o outro. Use alguns deles e vá testando os melhores resultados.

Aplicativos / serviços de compactação de imagens

Como regra geral, sua imagem nunca deve ser maior que 1 MB. Os tamanhos normais dos arquivos de imagem devem variar entre 70kb a 400kb. (1MB = 1000kb)

Se a sua imagem sair do compressor e for maior que 1 MB, reveja suas opções de tamanho de imagem ou tente um tipo de arquivo diferente . Para obter um pouco de contexto, o tamanho médio de um site inteiro é de apenas 4MB, portanto, use seu precioso espaço com cuidado.

4. Use nomes de arquivos descritivos

É muito fácil ficar com preguiça e manter o nome de arquivo como o download da imagem (por exemplo, IMG_1234), mas isso não é uma boa idéia.

Quando se trata de SEO, é importante que você use palavras-chave relevantes para ajudar o seu site rank em motores de busca. O Google não apenas rastreia o texto em seu site, mas também procura palavras-chave nos nomes dos arquivos de imagem.

Conclusão

A experiência do usuário deve estar no topo do radar de cada proprietário do site, e o tamanho da página e o tempo de carregamento são os principais contribuintes. Priorizar a otimização de imagens é uma das maneiras mais simples de acelerar o tempo de carregamento do seu site. 

Para avaliar seu site, tente usar o PageSpeed. Esta ferramenta analisa o seu site e mostra todas as imagens que poderiam ser compactadas.

Para melhorar o desempenho do seu site (e seu SEO), você precisa controlar o tamanho das suas imagens.

Você tem Telegram? Então inscreva-se grátis aqui no canal do Oficina da Net e recebe todas as notícias pelo mensageiro.

MAIS SOBRE: #seo  #dicas  #compactar imagens
Comentários
Carregar comentários