Se você percebeu alguma lentidão ou falha ao acessar algum serviço do Google na tarde desta terça-feira (17), saiba que você é mais uma vítima da instabilidade gerada nos servidores da empresa no Brasil. Diversos usuários brasileiros enfrentaram problemas para acessar os serviços oferecidos pela Gigante das Buscas. De acordo com os relatos, o YouTube, Gmail, Meet e Drive são os principais afetados.

Google Drive, Gmail, YouTube e outros sofrem instabilidade

A falha parece ter começado por volta das 13h desta terça-feira, momento em que as primeiras reclamações começaram a ser ventiladas na rede. No caso do Gmail, por exemplo, as queixas são sobre problemas para acessar e enviar e-mails. O Oficina da Net realizou os testes no envio de e-mail e realmente foi constatado um erro que não permitia carregar a página.

Ainda segundo os relatos de usuários, o Google Drive estava demorando demais para abrir uma determinada pasta armazenada na nuvem, e o Google Meet não permitia que os usuários entrassem em uma reunião que já estava acontecendo.

O Downdetector, serviço que monitora a operação de serviços na internet em tempo real, detectou que o problema afetou em especial as capitais brasileiras, como São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Brasília. A cada hora, mais de 250 reclamações foram relatadas à plataforma.

Outros usuários foram às redes sociais para relatar os problemas nas redes sociais, como no Twitter, plataforma que costumeiramente é utilizada para compartilhar memes e outras piadas sobre instabilidade no serviços de terceiros. Embora o assunto não tenha chegado a figurar no Trending Topics do Twitter, como já ocorreu em falhas anteriores, os usuários não perderam tempo em tirar uma "casquinha" da situação.

[Atualização] Google resolveu o problema

De acordo com o Google, o problema teve origem em uma falha no "Cloud Router" da plataforma Google Cloud, que atende o continente sulamericano. A plataforma é a base de todos os serviços oferecidos pela empresa na região.

A partir das 14h (horário de Brasília), a empresa divulgou uma nota dizendo que todos os serviços estavam sendo restabelecidos.

"Agradecemos sua paciência enquanto trabalhamos para resolver o problema", afirmou o Google.